Hospital das Clínicas de SP investiga 16 possíveis casos de reinfecção por Covid-19

O Hospital das Clínicas de São Paulo informou por meio de nota que está investigando 16 casos de pacientes suspeitos de terem se reinfectado com o novo coronavírus (Covid-19). Segundo a instituição, vinculada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), as análises dos casos ocorrem em um ambulatório separado construído para acompanhar possíveis casos de reinfecção. De acordo com a nota há duas explicações para os sintomas e testes positivos terem ocorrido em períodos diferentes.

“Pode ser outra virose por um vírus diferente, que causaria confusão porque haveria ainda fragmentos inativos do vírus que causa Covid-19 (SARS- CoV-2) que permaneceram no corpo do paciente ou pela longa permanência do vírus no corpo, com período de inatividade e posterior reativação ou também por uma possível reinfecção“, diz a nota. O HC ainda diz que todos os pacientes estão sendo acompanhados com a realização de exames adicionais com a finalidade de entender em quais dessas hipóteses cada um se enquadra.

Confira abaixo a nota na íntegra:

O HCFMUSP informa que separou um ambulatório para acompanhar possíveis casos de reinfecção pelo novo Coronavírus. Até o momento, 16 pacientes procuraram a unidade. Todos seguem em investigação. Os sintomas e testes positivos em dois períodos diferentes poderiam ser explicados por: outra virose por um vírus diferente, que causaria confusão porque haveria ainda fragmentos inativos do vírus que causa covid-19 (SARS- CoV-2) que permaneceram no corpo do paciente; pela longa permanência do vírus no corpo, com período de inatividade e posterior reativação ou também por uma possível reinfecção. Para verificar estas e outras hipóteses, os pacientes estão sendo acompanhados com a realização eventual de exames adicionais a fim de melhor entender as hipóteses acima.  

Compartilhe