Incêndio destrói vegetação e escadaria de ponto turístico em MT


As queimadas que atingem o Pantanal mato-grossense ganharam maiores proporções e atingiram, neste domingo (13), a Dolina Água Milagrosa, um dos principais pontos turísticos do estado, localizada em Cáceres (MT). Dolina Água Milagrosa em Cáceres (MT), antes e durante o incêndio
Reprodução
Os incêndios que atingem o Pantanal mato-grossense ganharam maiores proporções e atingiram, neste domingo (13), a Dolina Água Milagrosa, um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso, localizada em Cáceres, a 250 km da capital.
O fogo destruiu a vegetação e a escadaria que dá acesso ao local.
Incêndio atinge ponto turístico em MT
As queimadas que atingem o Pantanal começaram há cerca de dois meses e já destruíram mais de 2 milhões de hectares do bioma.
De acordo com Marcelo Crastillon, proprietário da fazenda Dolina Água Milagrosa, não foi possível acabar com as chamas a tempo.
“Tivemos a ajuda de alguns vizinhos. Acionamos os bombeiros, mas eles não puderam atender ao chamado, porque estariam apagando incêndios em outros locais. Infelizmente, não tivemos êxito ao apagar esse fogo”, conta.
Escadaria ficou destruída
Divulgação
O proprietário também explicou que as chamas que destruíram a escadaria e a vegetação local está se espalhando para as fazendas vizinhas.
“Os proprietários das fazendas estão tentando apagar, mas está muito difícil. Estamos aqui há mais de 50 anos e nunca aconteceu um incêndio com tanta força e devastação”, lamenta.
As visitas ao ponto turístico foram canceladas. As atividades no local só serão retomadas após a reconstrução da escadaria.
Dolina antes de ser atingida por incêndio
Marla Diamante
A previsão é que a situação só normalizem no próximo ano, segundo o proprietário.
“Esperamos uma chuva para acabar com esse fogo e para evitar que outras propriedades não sejam atingidas. Estamos muito tristes. A dolina é considerada uma das belezas naturais mais preservadas no estado. Agora é esperar que a chuva deste ano seja abundante para que a flora possa se recuperar.
Dolina Água Milagrosa
A Dolina Água Milagrosa é um ponto de mergulho, com mais de 100 metros de profundidade e águas cristalinas em tons de azul turquesa ou verde esmeralda, de acordo com a época do ano.
O melhor período para encontrar a água no tom azul é no período da seca, que é de maio a setembro. No período de chuvas, a partir de outubro, o tom da água muda para verde.
Dolina Água Milagrosa é uma lagoa liberada para mergulho e observação
Marcelo Krause/ Divulgação
A dolina fica em uma propriedade particular dentro da mata. É preciso percorrer uma trilha leve de aproximadamente 850 metros para chegar no local. O acesso é através da escadaria, com 154 degraus.
A entrada é permitida apenas com guias e condutores credenciados. O local é aberto para mergulho, contemplação e trilha para caminhada, com limite de visitações por dia.
Fogo no Pantanal
A Delegacia de Meio Ambiente (Dema) está investigando quem são os possíveis responsáveis pelos focos de incêndio que deram início a grandes queimadas no Pantanal mato-grossense, que já acontecem Foram realizadas cinco perícias pelo Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman-MT).
Os resultados apontaram ação humana como causa da origem das queimadas na região.
A investigação policial apura a responsabilidade criminal dos envolvidos, as causas do incêndio, o nexo de causalidade entre o fato e o crime e quem é o autor.
As chamas já atingiram 2,3 milhões de hectares do bioma, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número representa mais de 15% de toda a extensão do Pantanal.
A área queimada corresponde, por exemplo, a quase três vezes a região metropolitana de São Paulo, que abriga 39 municípios, ou 15 vezes a área da capital paulista.

Compartilhe