Josué Eraldo da Silva explica a função do uso inteligente de dados na construção

Com a evolução da internet, muitos processos passaram a ser otimizados, aperfeiçoados e bem investidos em diferentes setores. Para o empresário Josué Eraldo da Silva, proprietário da Jacitara, trata-se do que a tecnologia tem a oferecer de novo para a Engenharia, que são tendências inovadoras que transformarão a forma de enxergar uma construção civil.

Um profissional atualizado, está por dentro das diferentes inovações no setor. Que são capazes de gerar processos únicos. Um exemplo está sobre a criação da Internet das Coisas (IoT).

A loT nada mais é do que um sistema inteligente que permite a interconexão e a coleta de dados de infinitos de itens utilizados em nosso dia a dia, fornecendo insights sobre seu uso e rendimento, que de acordo com Josué Eraldo da Silva, é uma das maiores vantagens para projetos mais otimizados.

Presente na construção civil, a internet das coisas (IoT) interconecta sensores ligados ao maquinário, aos equipamentos, aos próprios colaboradores e aos sistemas de gestão que passam por um processo de realização de controle das entradas e de processos.

Pensando assim, essa é uma tecnologia que torna possível detectar processos passíveis de melhorias ou corrigir erros de maneira imediata e automatizada, levando em consideração que o próprio sistema irá realizar o procedimento.

Mas além de otimizar a fiscalização dos canteiros, para Josué Eraldo da Silva, trata-se de uma tendência que aumentará significativamente a capacidade gerencial e, consequentemente, o desempenho mercadológico das construtoras, que se tornarão muito mais efetivas em suas atividades.

Houve muitas transformações ao recorrer dos anos, e com elas diferentes tecnologias. A utilização de drones em obras, por exemplo, faz parte dessas tendências da engenharia civil nos últimos anos que estão se popularizando cada vez mais. Dessa forma, a evolução constante de tecnologias e a maior acessibilidade ainda posicionam essas tendências em uma posição cada vez mais investida e bem procurada.

Com isso, é possível afirmar que questões como construções modulares, sustentabilidade e tecnologias de experiência do usuário, como a realidade aumentada, que também estão sendo investidas e tornando-se popular, irão ganhar um caminho muito mais fácil aos processos construtivos da engenharia civil.

Através dessas tecnologias, é totalmente possível criar iniciativas que irão recorrer às ações estratégicas para um planejamento altamente tecnológico onde as empresas investiram nessas tendências. Portanto, pensar nessas alternativas vão além do que a construção civil estava preparada para agir. Projetos que incluem processos inteligentes, podem gerar obras mais eficientes e inovadoras.

Compartilhe

Deixe um comentário