Justiça determina arquivamento de CPI que investigava vereador suspeito de comandar grupo criminoso em MT


Jânio Calistro (PSD) foi preso em dezembro do ano passado durante a operação ‘Cleanup’, realizada pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Civil. Calistro Lemes do Nascimento, o Jânio Calistro (PSD)
TVCA/Reprodução
A Justiça determinou o arquivamento da Comissão Processante aberta na Câmara de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, que investigava o vereador Calistro Lemes do Nascimento, o Jânio Calistro (PSD), preso em dezembro do ano passado durante a operação ‘Cleanup’, realizada pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Civil. A decisão é do juiz Wladys R. Freire do Amaral e foi proferida nesta segunda-feira (31).
Jânio Calistro é suspeito de participação de grupo criminoso que atuava no município. Ele foi solto em março deste ano.
A defesa do parlamentar argumentou que houve a violação ao direito líquido e certo já que a Comissão Processante, conforme regimento interno da Câmara, tem 90 dias para julgar o processo e somente no dia 28 de agosto de 2020 finalizou a instrução da representação. A CPI foi aberta em fevereiro deste ano.
O vereador foi indiciado pela Polícia Civil por tráfico de drogas e associação ao tráfico de drogas. No inquérito, outras 32 pessoas também foram indiciadas. Calistro é policial civil aposentado e já foi detido em 2018 por estar armado em um bar.
De acordo com a DRE, a operação, além da prisão do vereador, também cumpriu um mandado de busca e apreensão contra ele.
Com a conclusão das investigações e indiciamento dos investigados, o inquérito policial foi encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE) para providências cabíveis e início do processo criminal perante à Justiça.
Operação Cleanup
Cinquenta e seis ordens judiciais, entre mandados de prisões e de buscas e apreensões domiciliares foram cumpridos no dia 19 de dezembro pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE).
As ordens judiciais, sendo 23 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão, foram expedidas pela 3ª Vara Criminal de Várzea Grande, com objetivo de combater a ação de traficantes que atuavam, principalmente, no município.
Conforme o delegado titular da DRE, Vitor Hugo Bruzulato, foram aproximadamente cinco meses de investigações, com a coleta de elementos robustos da participação de todos os indiciados nos crimes.

Compartilhe