Onça-pintada ferida em incêndio tem melhora na cicatrização após tratamento com células-tronco, em Corumbá de Goiás


Alguns dos tendões expostos por causa das queimaduras já começaram a ser cobertos por tecido. Segundo veterinário, animal apresenta bom estado de saúde. Onça-pintada ferida em queimada faz primeiro curativo após tratamento com células-tronco
A onça-pintada ferida em um incêndio no Pantanal teve melhora na cicatrização das patas após começar o tratamento com células-tronco em Corumbá de Goiás, a 114 km de Goiânia. Os veterinários trocaram o curativo pela primeira vez após a aplicação das injeções e perceberam que, alguns dos tendões que estavam expostos, já estão cobertos novamente.
A primeira aplicação de células-tronco aconteceu no sábado (29). Na terça-feira (1º), a equipe realizou uma limpeza na área ferida e conseguiu verificar a evolução do tratamento.
“Já observamos algum resultado, já teve pontos de crescimento celular, de avanço na cicatrização, por exemplo, em pontos onde tinha exposição de tendão, cobrindo, escondendo esse tendão, como deveria ser”, disse o veterinário Thiago Luczinski, do Instituto de Preservação e Defesa dos Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção (Nex).
A onça-pintada está em uma área reservada, sem contato com humanos. Para que a troca de curativo fosse feita, ela foi sedada. O animal também foi medicado e passou por uma avaliação geral.
“O estado geral dela continua bom, ela continua se alimentando, bebendo água. Vamos continuar com esse tratamento de células-tronco até que feche por completo essa ferida”, completou Luczinski.
Onça-pintada ferida em incêndio tem melhora após passar por tratamento com células-tronco
Reprodução/TV Anhanguera
Resgate e transferência
A onça-pintada foi resgatada de um incêndio no Pantanal no dia 17 de agosto, depois que o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso foi informado de que o felino, tentando fugir do fogo, apareceu em casas da região.
Após o resgate, a onça foi internada no Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Silvestres (Cempas), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). No dia 20, foi transferida para Goiás para iniciar o tratamento com células-tronco.
Veja outras notícias da região no G1 Goiás.
Onça-pintada ferida em incêndio no Pantanal recebeu a primeira aplicação de células-tronco
Reprodução/TV Anhanguera

Compartilhe