PF investiga fraudes no sistema do Ibama para beneficiar donos de terras na Amazônia Legal


Prejuízo aos cofres públicos é estimado em R$150 milhões. Investigação apontou que estelionatários produziam documentos falsos para se passarem por servidores. G1 aguarda posicionamento do órgão. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) em Brasília
Google/Reprodução
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (15) uma operação que investiga fraudes no sistema do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a partir do uso de dados de servidores do órgão.
De acordo com a apuração, estelionatários alteravam informações nos sistemas, por meio de certificados digitais (tokens) de funcionários do órgão, para beneficiar donos de terras e empresários que possuíam áreas embargadas, principalmente nos estados do Pará e Mato Grosso. O G1 aguarda posicionamento do órgão.
Foram cumpridos 48 mandados de busca e apreensão em empresas e residências de beneficiados pelas fraudes, além de cinco prisões. Os alvos são dos seguintes estados:
Goiás
Minas Gerais
Pará
Mato Grosso
Paraná
Rio Grande do Sul
São Paulo
Tocantins
De acordo com a PF, foram constatados 122 desembargos irregulares em nome 54 pessoas físicas ou jurídicas. A estimativa é de que a fraude tenha causado um prejuízo de R$ 150 milhões para a União, em multas não pagas e descumprimento de embargos em áreas ambientais da Amazônia Legal.
Esta reportagem está em atualização.
Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.

Compartilhe