Reino Unido anuncia medidas para aprovar uso emergencial de vacina para Covid-19


Com as medidas, agência reguladora do país poderá conceder o uso emergencial antes do licenciamento completo da imunização. Pessoas com máscaras circulam pela Trafalgar Square, em Londres
Reuters/Henry Nicholls
O Reino Unido anunciou, nesta sexta-feira (28), medidas que permitem à agência reguladora do país aprovar o uso emergencial de uma vacina contra a Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).
Com as medidas, a agência reguladora do país (Medicines and Healthcare Regulatory Agency, em inglês) poderá conceder a autorização temporária de uso antes do licenciamento completo da imunização, em 2021, desde que ela se prove segura.
Segundo o anúncio do governo britânico, as medidas aprovadas são uma precaução, que serão usadas como “último recurso” se houver uma “justificativa forte de saúde pública para uso amplo de uma vacina antes que ela receba o licenciamento”.
Outros países vêm adotando medidas semelhantes: nesta sexta, a China também aprovou o uso emergencial de uma vacina, que está sendo testada no Brasil, contra a doença. No dia 11, a Rússia se tornou o primeiro país do mundo a registrar uma vacina contra a doença. A imunização em massa deve começar em outubro, segundo o governo russo.

Compartilhe