Aumenta o número de casos de gota no mundo


Sintoma inicial da doença é um inchaço na articulação do dedão do pé, acompanhado de dor forte O aumento do número de casos de gota – uma forma de atrite caracterizada por dor forte, inchaço e vermelhidão nas juntas – teve um crescimento considerado alarmante no mundo, de acordo com um estudo publicado na revista científica “Arthritis & Rheumatology” no começo deste mês. A análise mostra que havia aproximadamente 41 milhões de casos em 2017, um aumento de 5.5% em relação a 1990.
A gota é uma doença caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue, o que acarreta um depósito de cristais de monourato de sódio nas articulações e causa os dolorosos episódios de inflamação. Mais comum em homens idosos, insuficiência renal e um alto índice de massa corporal (IMC) são fatores de risco para o surgimento da enfermidade, assim como o consumo excessivo de álcool.
Gota: sintoma inicial é um inchaço na articulação do dedão do pé, acompanhado de dor forte
Cnick por Pixabay
O sintoma inicial é um inchaço na articulação do dedão do pé, acompanhado de dor forte. A crise dura até dez dias, mas depois se abranda, o que leva a maioria das pessoas a não procurar um médico. O problema é que, sem tratamento, o intervalo entre os episódios pode diminuir e a dor piorar. Embora seja frequente nos membros inferiores, é possível que se manifeste em qualquer articulação, provocando inclusive deformações.
Através de consulta ao Global Burden of Diseases, Injuries and Risk Factors Study, um programa global que monitora o impacto gerado pelas doenças (considerando não apenas sua mortalidade, mas também as incapacidades que causam nos indivíduos), foram levantados dados de 195 países. Para Emma Smith, PhD da Universidade de Sidney, na Austrália, e autora sênior do estudo, o aumento do número de casos está relacionado com o envelhecimento da população. “Para controlar esse cenário, precisamos conscientizar as pessoas a respeito dos fatores de risco para que seja feito um diagnóstico precoce, que garanta o melhor tratamento”, afirmou.

Compartilhe