Usina diz que peixes morreram porque nível do Rio Teles Pires em MT está baixo e geradores tiveram que ser desligados


No entanto, segundo a companhia de energia, o interrompimento está previsto. Amostras da água foram coletadas para análise. Nível do Rio Teles Pires está baixo
Divulgação
Equipes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) sobrevoaram nessa terça-feira (18) trecho do Rio Teles Pires onde peixes foram encontrados mortos, no final de semana.
Esse trabalho foi realizado a cerca de 40 km da barragem da Usina Hidrelrética Sinop, entre os municípios de Cláudia e Itaúba.
Os analistas da Sema verificaram as condições da água e monitoraram a existência de peixes mortos no leito do curso de água. Com o voo foi possível verificar os impactos ambientais, nível, coloração da água e a mortandade de peixes.
Peixes foram encontrados mortos no Rio Teles Pires em Sinop (MT)
Divulgação
No final de semana vídeos foram feitos no Rio Teles Pires por pessoas que estavam na região.
A Companhia Energética Sinop, responsável pela usina, informou em nota que as mortes ocorreram porque neste período de seca o nível do reservatório baixou muito, atingindo quase o limite. Por isso, foi necessário interromper as atividades de unidades geradoras. Informou também que o procedimento é normal em usinas hidrelétricas e já está previsto no licenciamento ambiental.
Nível da água está baixo
Divulgação
Já a secretaria estadual de meio ambiente informou em nota que uma equipe do órgão já fez coletas de amostras da água e dos peixes para investigar as mortes. Ainda não se sabe a dimensão exata do prejuízo ambiental, mas um caso similar já foi registrado em março deste ano, quando quase sete toneladas de peixes morreram.
Segundo levantamento do Ministério Público Estadual, o dano ambiental, na ocasião, foi superior a R$ 22 milhões.
Em 2019 a Secretaria de Meio Ambiente também realizou uma perícia e constatou, que na água não havia oxigênio suficiente para que os peixes sobrevivessem.
Milhares de peixes aparecem mortos em rio de Mato Grosso

Compartilhe