Levantamento mostra que em MT foram feitos 5 abortos legais no primeiro semestre deste ano


Em contrapartida, foram registrados 205 estupros no mesmo período em MT. Aborto inseguro: ilustração mostra mulher encolhida no chão com dor
Wagner Magalhães/G1
Entre janeiro e junho deste ano, foram realizados cinco abortos legais em Mato Grosso, conforme levantamento do G1 feito com dados do Sistema Único de Saúde (SUS).
O número deixa MT entre os 12 estados que fizeram menos de dez abortos legais no 1º semestre.
Em contrapartida, foram registrados 205 estupros no mesmo período em MT.
A lei 12.845, de 2013, regulamentou o atendimento obrigatório e integral a pessoas em situação de violência sexual e concedeu todos os meios à gestante para interrupção da gravidez em decorrência de estupro. Pelo texto, não é necessário que a mulher apresente boletim de ocorrência, nem que faça exame de corpo de delito.
Na última sexta-feira (28), o Ministério da Saúde publicou uma portaria que obriga médicos a avisar polícia sobre pedidos de aborto legal por estupro. O documento inclui oferta para que a gestante veja imagens do feto, em ultrassonografia, e submete a vítima a um extenso questionário sobre o estupro, inclusive com questões a respeito do agressor.
Senado e Câmara têm projetos com o objetivo de tornar a portaria sem efeito. Parlamentares contrários à medida do Ministério da Saúde também cogitam levar ao Supremo Tribunal Federal um pedido para que a portaria seja barrada.

Compartilhe