Perícias apontam que incêndios no Pantanal de MT foram provocados por ação humana. Cinco frentes combatem incêndios no Pantanal com apoio de seis aeronaves
Mayke Toscano/Secom-MT
Cinco equipes de bombeiros e brigadistas atuam diretamente para conter o incêndio que atinge o Pantanal mato-grossense. As áreas que recebem ações estão localizadas nas proximidades do Sesc Porto Cercado, Parque Estadual Encontro das Águas e na região da Estrada Transpantaneira.
Seis aeronaves são utilizadas para monitorar e reconhecer os novos focos de calor.
Área queimada no Pantanal já passa de 2 milhões de hectares, tamanho referente a 10 vezes as cidades de SP e RJ juntas
Fogo atinge parque no Pantanal de MT onde há maior concentração de onças-pintadas no mundo
Incêndios atingem Pantanal e Parques do Xingu e de Chapada dos Guimarães em Mato Grosso
Perícia aponta que incêndios no Pantanal de MT foram provocados por ação humana
Pantanal tem 2º maior número de queimadas para agosto desde início das medições
Pantanal de Mato Grosso atinge o maior número de focos de calor em 10 anos
Rede Globo
Duas delas foram enviadas nesta quarta-feira (9) para possibilitar o lançamento de aproximadamente 30 mil litros de água nas frentes dos incêndios que avançam da porção Sul do Parque Encontro das Águas e nas proximidades de Porto Jofre, em Poconé (distante 102 km de Cuiabá).
Fogo já consumiu mais de 2,3 milhões de hectares do Pantanal
A região do Parque Encontro das Águas foi considerada uma das frentes prioritárias pelo plano operacional, coordenado pelo Comitê Temporário Integrado Multiagências de Coordenação Operacional de MT (Ciman/MT).
Segundo os bombeiros, essas cinco frentes de combate são estabelecidas por meio de monitoramento aéreo, por validação das imagens de geomonitoramento e pelas equipes terrestres.
Bombeiros combatem incêndio no Pantanal, em Pocone (MT).
REUTERS/Amanda Perobelli
Do total de 136 pessoas atuando no combate às chamas, 37 são militares do Corpo de Bombeiros Militar de mato Grosso, 33 militares da Marinha do Brasil, 21 funcionários do SESC, 15 do ICMBio, 14 do IBAMA, 12 militares do CBM de Mato Grosso do Sul e quatro servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
Veja os locais que possuem equipes contra incêndios:
Sesc Porto Cercado – Contém um complexo de ecoturismo da Estância Ecológica Sesc Pantanal, localizado em Poconé, às margens do Rio Pantanal. Equipes estão utilizando o contrafogo (queimada controlada de uma área para frear a propagação de um incêndio de grandes proporções), com o objetivo de proteger a extremidade leste da Reserva.
Transpantaneira setor norte – Equipes terrestres são empregadas na continuidade do combate ao incêndio na região da Fazenda Rosário, Rio Alegre e de proteção das pontes da Transpantaneira. Aeronaves de combate a incêndios florestais auxiliam no monitoramento de novos focos de calor.
Parque Estadual encontro das Águas – Equipes utilizam a técnica do contrafogo no talhão formado entre a transpantaneira, a estrada da Fazenda São João e a área queimada, além do combate ao fogo na região.
Transpantaneira setor Sul – Combate direto ao fogo com aeronaves Airtractor do IBAMA, no entorno da Fazenda Santa Rosa, e ações de vigilância e proteção das pontes de madeira.
Terra indígena Guató – Atuação dos brigadistas do IBAMA utilizando Aeronave do PrevFogo.
Operação Pantanal II
A operação foi deflagrada no dia 7 de agosto, e desde então empenha esforços para proteção da maior planície alagável do mundo. A região abriga o Parque Encontro das Águas, e Porto Jofre, conhecidas como a maior concentração de onças pintadas do mundo.
Compartilhe