Entenda como funcionam as Assembleias de Consórcio


Conheça todos os detalhes sobre as reuniões mensais dos consorciados Como funcionam as Assembleias de Consórcio
Divulgação
As Assembleias são ponto essencial para quem participa de um consórcio. Os grupos são formados oficialmente apenas após a realização da primeira reunião. Além disso, os sorteios e lances são definidos no encontro.
Quem participa de um consórcio aguarda ansiosamente pela contemplação, que acontece durante as assembleias. Mas não é apenas por isso que essas reuniões são tão importantes: de acordo com a Lei 11.795/2008, os grupos de consórcio são de fato constituídos após a realização da primeira assembleia. Todo o consórcio que é legalizado segue as regras estabelecidas pelo Banco Central, e a necessidade da organização dos encontros é o próprio BC que determina.

Estas reuniões realizadas periodicamente entre as pessoas que aderem ao consórcio são organizados pela administradora. Ali são discutidos assuntos relativos ao andamento do consórcio, acontecem os sorteios dos contemplados que irão receber a carta de crédito e também a divulgação dos lances que foram apresentados. Quem tem direito a voto nas assembleias são os consorciados ativos, e as decisões do grupo são feitas baseadas na maioria simples, de forma democrática. A quantidade de cotas que cada associado possui é o que define o número de votos, ou seja, o consorciado com mais de uma cota, tem direito a mais de um voto.
As Assembleias são divididas em duas categorias: ordinárias e extraordinárias. As ordinárias são de rotina, com data, hora e local marcados com antecedência, alinhado com o calendário estabelecido pela administradora. Já as assembleias extraordinárias, são as que não estavam previstas, convocadas quando algo precisa ser decidido em conjunto pelos consorciados.
Na primeira reunião ordinária, a administradora do consórcio elege os fiscais do grupo, que serão os representantes da maioria em assuntos relacionados à administração. Podendo também solicitar informações extras à administradora, os representantes têm acesso a todos os documentos relativos às operações do grupo.
Mais uma categoria de encontro que surgiu recentemente são as assembleias online. Mesmo não podendo participar pessoalmente, o consorciado pode estar presente de forma virtual. Para isso, basta acessar a ferramenta na data e horário agendados para a realização da reunião. Todas as administradoras têm uma plataforma online, e é através dela que os consorciados podem estar ao vivo nas assembleias virtuais. Existe até mesmo a possibilidade de gravar o encontro, possibilitando o acesso posteriormente, assim os participantes podem conferir o sorteio, as discussões e o resultado dos lances ofertados.
Escolhendo uma administradora de confiança fica mais fácil focar no que importa, deixando os detalhes administrativos para os especialistas. Para quem está em busca de um consórcio, o Sicredi oferece segurança e diversos benefícios. Sendo a sexta maior administradora do país, tem taxas diferenciadas comparadas ao mercado. Os grupos são construídos de forma ágil e a carta de crédito é aceita em todo o território nacional. Quem escolhe o Sicredi tem ainda a facilidade do débito em conta e baixo índice de inadimplência, que garante a saúde financeira e contemplações acima da média do mercado. Além disso, o Sicredi preparou mais uma condição especial: até dezembro de 2020 os associados que adquirirem uma cota de consórcio terão desconto de até 20% na taxa de administração. Para saber mais e conhecer os Consórcios Sicredi, basta acessar o portal https://www.sicredi.com.br/consorcios/ ou conversar com o seu gerente.

Compartilhe