Queimadas em MT aumentam 129% nos últimos dois anos


São 34.410 focos registrados de janeiro a setembro deste ano no estado. O governo decretou situação de emergência. Em 2020 MT já queimou mais que o dobro de 2018
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram um aumento de 129% no número de queimadas em Mato Grosso neste ano se comparado com os últimos dois anos.
Em 2018, foram registrados quase 15 mil focos de incêndio no estado, um aumento de 23% em relação a 2017.
Já no ano passado o crescimento foi de 68%, chegando a 23.749 focos.
Agora, em 2020, ainda faltando três meses para o fim do ano, já são 34.410 focos, um aumento de 44% em relação a 2019 e de 129% se comparado a 2018.
Além do crescimento em números, os incêndios também estão mais devastadores.
Foto aérea mostra a fumaça das queimadas ao redor do rio Cuiabá, em Poconé (MT), no Pantanal
Amanda Perobelli/Reuters
As principais regiões atingidas são o Pantanal e o município de Chapada dos Guimarães.
Dados do sistema Prevfogo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mostram que quase 3 milhões de hectares já foram consumidos pelo fogo apenas no Pantanal.
Em Mato Grosso, é 1,7 milhão hectares destruídos, sendo 500 mil entre a semana passada e esta semana.
Corpo de Bombeiros tenta combater chamas há cerca de 10 dias em Chapada dos Guimarães (MT)
Lorena Segala/TVCA
Já na região de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, são mais de 15 mil hectares destruídos.
Nesta quarta-feira (16), foi homologado pelo governo federal o decreto de situação de emergência devido aos incêndios florestais em Mato Grosso.
Atualmente, a estrutura de pessoal utilizada em todo o estado para o combate aos incêndios florestais é de 2.500 profissionais, entre Forças de Segurança, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, voluntários e Exército Brasileiro.
No combate estão sendo utilizadas seis aeronaves, três helicópteros, maquinário e veículos de apoio oficiais e de voluntários, um total de 40 equipes.

Compartilhe