Mais de mil veículos apreendidos serão transformados em sucatas e encaminhados para a reciclagem em MT


Veículos estão nos pátios de unidades do Detran em 11 municípios. A estimativa da autarquia é reciclar cerca de 12 mil veículos até o final do ano. Veículos são destinados à reciclagem
Carolina Alonso/Detran-MT
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai reciclar nesta semana 1.028 veículos que estão apreendidos em pátios do órgão em 11 municípios do estado. A estimativa da autarquia é reciclar cerca de 12 mil veículos até o final do ano.
Os veículos estão nos pátios do Detran de Alta Floresta, Colíder, Apiacás, Nova Bandeirantes, Guarantã do Norte, Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo, Nova Monte Verde, Santa Rita do Trivelato, Nobres e Nova Canaã do Norte.
A reciclagem é realizada com os veículos inservíveis, aqueles que não estão aptos a voltar a trafegar pelas vias públicas e que estão há mais de um ano nos pátios do Detran, sem a solicitação de retirada pelos proprietários.
Quando acontece isso, o Código de Trânsito Brasileiro permite que os órgãos façam a reciclagem desses veículos, que é realizada por empresas especializadas.
A reciclagem ajuda na limpeza dos pátios, além da preservação da saúde pública e do meio ambiente.
O processo de descontaminação e reciclagem dos veículos inicia com a retirada da bateria, óleo, combustível e pneus, dando a empresa responsável a devida destinação exigida para cada material. Só então é feita a compactação, pesagem e envio do material para reciclagem.
Após o processo de reciclagem, o Detran-MT realiza a baixa definitiva do cadastro do veículo, para evitar novos débitos desses veículos nos anos subsequentes.

Compartilhe