Especialista destaca a importância de alimentos ricos em água, vitaminas e minerais para minimizar os sintomas da ressaca após os dias intensos de Carnaval.
Após os intensos dias de folia do Carnaval, muitos foliões enfrentam os desconfortáveis sintomas da ressaca. Boca seca, enjoo, falta de apetite e dor no estômago são sinais comuns desse mal-estar pós-festa. O nutricionista e professor do curso de Nutrição do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Crístenes Melo, oferece dicas valiosas para aliviar os efeitos da ressaca e recuperar o corpo de forma saudável.
Hidratação como Prioridade:
Os sintomas da ressaca estão, muitas vezes, relacionados à desidratação causada pelo consumo excessivo de álcool. Melo destaca a importância de iniciar o processo de recuperação pela hidratação. “Alimentos ricos em água em sua composição podem ser ótimos aliados para minimizar os sintomas, além de serem ricos em vitaminas, antioxidantes, minerais e fibras, como melancia, abacaxi, laranja, melão e água de coco. Reforçar a necessidade de ingestão de água mineral também é fundamental“, enfatiza o nutricionista.
Alimentação Saudável e Gradual:
Para uma recuperação eficaz, Melo recomenda a escolha de alimentos saudáveis e ricos em nutrientes, especialmente frutas, verduras e legumes. “Fazer as principais refeições ao longo do dia e optar por pratos saudáveis são passos essenciais. É crucial consumir em locais confiáveis, evitando lanches de origem duvidosa“, orienta.
O nutricionista destaca a necessidade de evitar o café em grande quantidade. Apesar de ser buscado por muitos como uma solução para a ressaca, o excesso de café pode prejudicar a hidratação devido às propriedades diuréticas da cafeína.
Orientações Preciosas:
“Muitos, quando estão de ressaca, procuram o café como meio de aliviar os sintomas. Todavia, caso seja ingerido em grande quantidade, pode ser um vilão. Ao longo do dia, pode atrapalhar na hidratação, tendo em vista que a cafeína presente nesta bebida possui propriedades diuréticas”, alerta Crístenes Melo.
Com essas dicas simples, os foliões podem enfrentar a ressaca pós-Carnaval de maneira mais tranquila, priorizando a saúde e o bem-estar.
Compartilhe