Na semana passada o prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz (PSDB), divulgou um vídeo alertado sobre a seca que, segundo ele, é a maior registrada nos últimos 50 anos. Maior seca registrada nos últimos 50 anos deixa Rio Paraguai em situação crítica e ameaça abastecimento de água em Cáceres
Ronivon Barros
O nível da água do Rio Paraguai, em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, está em 72 centímetros. A medida é de quase metade de um ano atrás, quando o nível do rio estava em 1,22 centímetros.
Na semana passada o prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz (PSDB), divulgou um vídeo alertado sobre a seca que, segundo ele, é a maior registrada nos últimos 50 anos.
Segundo ele, o rio tem registrado uma situação crítica de seca e ameaça o abastecimento de água no município.
De acordo com a Marinha em Cáceres, em agosto de 2018, o nível do rio estava em 1,35 cm. Segundo a Marinha, a navegação está prejudicada no rio por causa do baixo nível das águas.
O Rio Paraguai é o oitavo maior em curso de água da América do Sul e tem cerca de 2.600 km de extensão. Nasce no município de Alto Paraguai, a 219 km de Cuiabá, e banha quatro países, na nascente no Brasil, passando pela Bolívia, Paraguai e chegando à foz na Argentina.
Compartilhe