Aposentada tenta localizar dono de tela pintada por artista renomado encontrada no lixo em Cuiabá


Obra com rosto de mulher desconhecida estava na lixeira de condomínio. A obra estava junto a entulhos na lixeira de um prédio.
Arquivo Pessoal
A aposentada Terezinha Barros tenta identificar o dono de uma tela do artista plástico Victor Hugo, que ela encontrou no lixo, há quatro anos. A tela retrata uma mulher, até então desconhecida. A obra estava junto a entulhos na lixeira de um prédio residencial localizado na Rua Estevão de Mendonça, no bairro Quilombo, em Cuiabá.
Terezinha é a criadora do Museu das Bonecas e Brinquedos, que fica no bairro Santa Marta, em Cuiabá, e curadora dos mais de 8 mil itens expostos no local.
Por causa do museu, que tem entre outras relíquias o primeiro exemplar da Barbie, lançado na década de 50, ela disse que sempre observa os materiais descartados pelas pessoas a fim de encontrar brinquedos que possam ser restaurados para compor o acervo.
“Costumo olhar o lixo para ver se encontro alguma boneca para eu recuperar e colocar no museu. Tem muita gente aqui em Cuiabá que joga bonecas e livros no lixo. E nesse prédio tinha um entulho bem grande, daí eu parei para ver e logo vi o quadro e quando percebi que era do Victor Hugo pensei: “Nossa esse quadro é muito importante porque esse artista é muito conhecido” e o levei para tentar identificar quem era o dono”, contou.
Terezinha então entrou em contato com artista, autor da obra, para verificar se ele sabia a quem o quadro pertencia. Ele, no entanto, disse não se recordar, pois, possivelmente, se trata de uma obra feita há muitos anos e que ele já pintou muitas outras depois dela.
O porteiro do prédio também disse que não poderia ajudá-la, porque era preciso saber o nome do morador para entrar em contato.
A aposentada disse que quer saber a história do quadro e por qual motivo foi parar no lixo. “Não sei se jogaram no lixo, se foi ela que jogou, ou se foi alguma empregada que jogou e se ela (a mulher retratado no quadro) morava ali no prédio, tem que ter uma história né?! Tem uma história e eu gostaria muito de saber”, enfatizou.
Terezinha disse que deixou a tela na galeria da artista plástica Heleninha Botelho por um tempo para ver se o dono da obra aparecia, mas não apareceu.
Agora, a tela está com ela de volta.
Apesar de fazer retratos, Victor Hugo dedica a sua arte a expressar a natureza, a fauna e a flora, em especial as belezas de Mato Grosso, como as paisagens de Chapada dos Guimarães e do Pantanal.

Compartilhe