Campanha arrecada remédios, materiais e equipamentos para tratar animais resgatados de incêndios no Pantanal de MT


Ação é feita pela Sema, Conselho de Medicina Veterinária e Hospital Veterinário da UFMT. Onça resgatada das queimadas no Pantanal em MT teve queimaduras em todas as pata e estado de saúde é delicado
Willian Gomes / Secomm UFMT
Uma campanha foi lançada nesta quarta-feira (26) para arrecadar medicamentos e utensílios veterinários para cuidar dos animais que foram resgatados dos incêndios no Pantanal. A
A ação é feita pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT), Hospital Veterinário da UFMT (Hovet) e Centro Acadêmico de Medicina Veterinária da UFMT.
Até agora mais de 200 mil hectares já foram devastados pelo fogo.
Os animais tentam fugir das chamas e alguns conseguem ser resgatados. A partir da próxima semana, o resgate será intensificado com atendimento emergencial dos animais afetados pelo incêndio em um centro de triagem criado pelas instituições.
Anta resgatada no Pantanal morreu com queimaduras graves
Polícia Militar
Uma equipe de médicos-veterinários coordenada pelo Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Silvestres (Cempas) da UFMT faz o primeiro atendimento aos animais no Centro de Triagem e Resgate de Animais Silvestres emergencial do Pantanal (Cetras) construído na rodovia Transpantaneira.
De 20 de julho até agora, já foram resgatados mais de 100 animais silvestres.
O Conselho Regional de Medicina Veterinária criou uma lista que foi disponibilizado no site, de medicamentos e utensílios que os médicos precisam para fazer o atendimento dos animais feridos.
As doações podem ser entregues na sede do CRMV-MT, que fica na Rua Choffi, Bairro Santa Rosa, em Cuiabá, ou pessoas que não moram em Cuiabá podem enviar as doações pelos Correios.
Veja a lista de materiais

Compartilhe