Conheça os termos mais importantes utilizados na hora de fazer um consórcio


Para assinar o contrato é importante estar informado sobre os principais termos usados na negociação. Termos mais importantes
Divulgação
O consórcio possui diversas etapas, e em todas elas são utilizadas palavras e termos específicos que nem sempre são conhecidos. Com este glossário fica mais fácil de entender o que cada expressão significa neste contexto.
É comum que nem todos saibam o significado dos termos usados na hora de fazer um consórcio. Fundo de reserva, lances, cota, carta de crédito, tudo isso pode ser novidade para muita gente. Apesar de serem termos de fácil entendimento, nunca é demais conhecer os seus significados aplicados ao universo dos consórcios. Saber um pouco mais facilita na hora de escolher uma administradora e fechar negócio.
As palavras deste glossário estão presentes em diferentes etapas de um consórcio, da contratação do plano à contemplação. Até mesmo na fase posterior, que é a utilização da carta de crédito para compra do bem ou serviço. Aproveite este material para se informar e fazer a escolha certa do consórcio que melhor se encaixa nas suas necessidades.
Aqui estão listados alguns dos termos mais utilizados, confira:
Administradora de consórcio – É a empresa responsável pela formação, organização e o bom andamento de um grupo de consórcio, desde a primeira até a última etapa. Incluindo a gestão dos recursos que são acumulados com o pagamento das parcelas, execução das assembleias onde os integrantes são contemplados e por fim, a concessão das cartas de crédito. Administradoras são pessoas jurídicas que prestam serviços relativos aos consórcios. Para a empresa trabalhar de forma regular, ela deve ser autorizada pelo Banco Central do Brasil.
Assembleia – São os encontros com todos os consorciados, organizados pela administradora. Ali são discutidos assuntos relativos ao andamento do consórcio, acontecem os sorteios dos contemplados que irão receber a carta de crédito e também a divulgação dos lances que foram apresentados. São sempre divididas em duas categorias: ordinárias e extraordinárias. As ordinárias são de rotina, com data, hora e local marcados com antecedência, alinhado com o calendário estabelecido pela administradora. Já as assembleias extraordinárias, são as que não estavam previstas, convocadas quando algo precisa ser decidido em conjunto pelos consorciados.
Carta de crédito – Se trata do documento que o consorciado recebe depois de passar pelo processo de contemplação. Com a carta, o contemplado pode adquirir o bem ou serviço desejado e negociar descontos, já que ela é considerada uma forma de pagamento à vista. Para finalizar o processo, o consorciado deve apenas comunicar à administradora as informações solicitadas e cumprir todos os procedimentos que são solicitados.
Grupo – Os grupos são parte fundamental do processo, são o que caracteriza o consórcio. Os grupos são formados pelos integrantes interessados em acumular recursos para aquisição de um produto ou serviço. A quantidade de vagas é limitada, assim como um número mínimo de integrantes é necessário. Já na primeira assembleia acontece a instituição oficial do grupo, e a dissolução acontece depois do pagamento da última parcela e da entrega das cartas de crédito. A chave de entrada para um grupo, é adquirir uma cota de consórcio.
Lance – Para quem não quer esperar pelo sorteio, é possível adiantar um pouco o momento da contemplação através dos lances. Em um consórcio o lance é um valor adiantado referente às parcelas, que é oferecido pelo consorciado para aumentar as chances de uma contemplação antecipada. São dois os tipos de lance: os fixos e os livres. Os fixos usam como referência de valor uma porcentagem do total da carta de crédito, definida pela administradora. Já nos lances livres, o valor da oferta pode ser qualquer um. Basta fazer um lance na assembleia e informar o valor à administradora, quem fizer a melhor oferta é contemplado.
Com mais informações técnicas sobre os termos utilizados, fica mais fácil de encontrar uma administradora e assinar o contrato. O Sicredi oferece segurança e diversos benefícios para quem está em busca de um consórcio. Com taxas diferenciadas comparadas ao mercado, os grupos são construídos de forma ágil e a carta de crédito é aceita em todo o território nacional. Quem escolhe o Sicredi tem ainda a facilidade do débito em conta e baixo índice de inadimplência, que garante a saúde financeira e contemplações acima da média do mercado. Além disso, o Sicredi preparou mais uma condição especial: até dezembro de 2020 os associados que adquirirem uma cota de consórcio terão desconto de até 20% na taxa de administração. Para saber mais e conhecer os Consórcios Sicredi, basta acessar o portal https://www.sicredi.com.br/consorcios/ ou conversar com o seu gerente.

Compartilhe