Cuiabá passa de 100 dias sem chuva e umidade do ar cai a 16%



A capital registra temperatura em torno de 40ºC durante toda esta semana. Cuiabá tem umidade do ar baixa, calor e muita fumaça
Ismael Fernando Riboli/Arquivo pessoal
Tem 102 dias que não chove em Cuiabá, segundo o 9º Distrito de Meteorologia de Mato Grosso. O clima na capital conhecida pelo calor intenso está com temperatura escaldante nos últimos dias, chegando a fazer mais de 40ºC, e com a umidade do ar baixa e muita fumaça.
Nesta terça-feira (1º), a umidade do ar é de 16%, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
A previsão é de chuva leve entre os dias 7 e 15 de setembro.
A capital registra temperatura em torno de 40ºC durante toda a semana.
Cuiabá bateu o recorde de calor neste domingo (30), com 41,8C.
Além dos problemas de saúde, a falta de chuva contribui na propagação de incêndios e aumento nos focos de calor.
Fogo destrói vegetação no Pantanal
Ernane Junior
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um aviso sobre alerta de perigo devido à baixa umidade do ar que está variando entre 12% e 20%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendado é a umidade estar em torno de 60%.
A situação se agrava por causa das queimadas de grandes proporções nos municípios vizinhos.
Na região do Pantanal, por exemplo, um incêndio que começou há quase dois meses, devastou uma área nove vezes maior que o desmatamento ocorrido na região nos últimos dois anos, segundo o Instituto Centro de Vida (ICV).
Entre janeiro e 17 de agosto, foram destruídos 560 mil hectares do bioma. Para combater o incêndio, a operação “Pantanal Verde” traz militares de Mato Grosso do Sul para ajudar a apagar o fogo.

Compartilhe