SÃO PAULO – O laboratório Diagnósticos da América (Dasa) anunciou, nesta quarta-feira (8), um acordo para conduzir estudos clínicos no Brasil das fases dois e três da vacina contra a Covid-19 que está sendo desenvolvida pela Covaxx, subsidiária da biofarmacêutica americana United Biomedical.
A vacina da Covaxx é baseada em peptídeos (compostos de aminoácidos) e foi desenvolvida para disparar uma resposta celular, estimulando o organismo a produzir uma reação imunológica ao novo coronavírus e garantindo uma imunidade duradoura, segundo seus desenvolvedores.
Ela é 100% sintética, o que significa que nenhum vírus é utilizado em sua fabricação e que ela não requer tempo para cultivo de vírus, o que, segundo a fabricante, proporciona maior escalabilidade da produção.
Chamada de UB-612, a vacina tem baixo risco biológico, de acordo com a Covaxx, que estima produzir 500 milhões de doses em 2021, sendo 100 milhões nos primeiros quatro meses do próximo ano.
O cofundador da Covaxx, Peter Diamedes, afirmou em entrevista coletiva, realizada virtualmente, que a vacina está na fase um de testes em Taiwan. Já o diretor médico da Dasa, Gustavo Campana, disse que um protocolo de testes será submetido à Anvisa em dezembro. Entenda cada fase de teste das vacinas.
Os estudos clínicos das fases dois e três serão realizados com, no mínimo 3 mil brasileiros, para avaliar a eficácia, testar se a vacina provoca resposta imune e definir as doses de segurança necessárias. “Dependendo das respostas dos estudos clínicos de fases dois e três, a vacina poderá ser aplicada em dose única”, disse Campana.
The post Dasa fará testes no Brasil de vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Covaxx appeared first on InfoMoney.
Compartilhe