Campeã em 2022, em sua estreia, e vice em 2024, a Faculdade Santa Teresa confirmou sua força ao conquistar novamente o primeiro lugar no XXI Júri Simulado do Ministério Público. Nesta edição, atuando como defesa, os acadêmicos enfrentaram o desafio de debater em plenário o caso de homicídio ocorrido após uma discussão em um bar, analisando as circunstâncias do crime e as responsabilidades do acusado.
O resultado é fruto de um intenso processo de preparação, que envolveu ensaios, leituras e horas de estudo por parte de docentes e discentes que atuaram de forma voluntária. Representando a instituição, os acadêmicos Eduarda Gomes Gonçalves, Lucas Marques Soares e Jackeline Veloso de Andrade se destacaram pela segurança e capacidade de argumentação, garantindo a vitória.
Além da Faculdade Santa Teresa, participaram da competição a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que ficou em segundo lugar, e o Centro Universitário Fametro, classificado em terceiro.
A experiência dos alunos
O acadêmico Lucas Marques ressaltou a importância do júri simulado em sua formação:
“Essa experiência foi única pra mim e também para minhas colegas, que me apoiaram, porque elas me fizeram acreditar em mim mesmo quando, às vezes, eu não acreditava. Inclusive, eu não tenho dúvida de que eu tenho a máxima vontade de fazer parte do Ministério Público depois dessa experiência.”
Já a estudante Jackeline Veloso, em sua última participação representando a instituição, falou sobre a emoção de encerrar esse ciclo em grande estilo:
“Eu não tenho nem palavras para descrever o que eu estou sentindo agora. Eu estou muito feliz que a gente está na final, porque era uma coisa que eu queria muito. E eu falo que esse é meu último júri competindo pela faculdade, então estou extremamente feliz.”
Palavra da direção
A mantenedora da Faculdade Santa Teresa, Dra. Maria do Carmo Seffair, celebrou o resultado e destacou o papel da instituição na formação de profissionais preparados para os desafios do Direito:
“A vitória da Faculdade Santa Teresa nesse júri simulado é a prova de que nossos alunos estão sendo preparados não apenas para competir, mas para exercer a advocacia e a cidadania com excelência, ética e responsabilidade social. Esse resultado nos enche de orgulho e reforça o compromisso que temos com a formação de profissionais que farão a diferença no futuro da Justiça do nosso país.”
O evento
O Júri Simulado do Ministério Público chegou à sua 21ª edição em 2025 e, neste ano, prestou homenagem à promotora de Justiça Christiane Dolzany de Araújo, falecida em outubro de 2024. Reconhecida por sua atuação em defesa de pessoas em situação de vulnerabilidade psicossocial, ela foi lembrada como inspiração para os futuros profissionais do Direito.
Compartilhe