Indígenas retirados de aldeias devido aos incêndios em MT aguardam retomada da energia elétrica para voltar para casa


Índios foram retirados às pressas da reserva pela Funai, depois que um incêndio na região chegou bem perto de quatro aldeias da comunidade e a fumaça cobriu as moradias, no último fim de semana. Incêndio obrigou Funai a retirar 45 indígenas às pressas de 4 aldeias em reserva em Mato Grosso
Funai
Depois de quatro dias longe de casa, 45 indígenas do povo Boé Bororo devem retornar à terra indígena Tereza Cristina, em Santo Antônio de Leverger (MT), nesta quinta-feira (17). Eles aguardam a retomada da energia elétrica para retornarem às aldeias.
O grupo está abrigado na Casa da Saúde Indígena (Casai) e na casa de parentes em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.
Os índios foram retirados às pressas da reserva pela Fundação Nacional do Índio (Funai), depois que um incêndio na região chegou bem perto de quatro aldeias da comunidade e a fumaça cobriu as moradias.
A preocupação maior era com as condições de saúde de crianças, idosos, gestantes e mulheres que tiveram filhos recentemente.
45 indígenas são retirados de local onde moram por causa de incêndios
O retorno dos indígenas estava previsto para terça-feira (15), mas não aconteceu porque a energia elétrica na região das aldeias estava funcionando apenas em meia fase. A Funai então decidiu aguardar que a concessionária fizesse os reparos necessários, pra depois levar as famílias de volta.
Segundo a empresa que tem a concessão da energia elétrica na região das aldeias, o problema na rede está sendo resolvido.
Incêndio ameaçava aldeias em MT
Funai
O G1 apurou que essa é a primeira vez que uma tribo da região é desalojada por causa de queimada. A reportagem ainda aguarda mais informações da Funai sobre o episódio.
O fogo começou há 10 dias às margens do Rio São Lourenço e é combatido por brigadistas.

Compartilhe