Leonardo DiCaprio compartilhou nesta quarta-feira (9) um tuíte feito pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil com um vídeo da campanha “Defund Bolsonaro” (Corte o financiamento a Bolsonaro, em tradução livre). A iniciativa pede o boicote de empresas de soja, carne e couro que, segundo a organização, ao lado do atual governo brasileiro, estariam relacionadas com queimadas na Amazônia. “A Associação dos Povos Indígenas do Brasil pergunta a todos os cidadãos, governos e empresas em todo o mundo ‘De qual lado você está: Amazônia ou Bolsonaro?’, diz a legenda da publicação compartilhada pelo ator. O artista e ativista ambiental usou as hastags #DefundBolsonaro (Corte o financionamento de Bolsonaro), #AmazonOrBolsonaro (Amazônia ou Bolsonaro) e #WhichSideAreYouOn (De qual lado você está).
#DefundBolsonaro #AmazonOrBolsonaro #WhichSideAreYouOn https://t.co/Q1DtSSrhzg
— Leonardo DiCaprio (@LeoDiCaprio) September 9, 2020
O post recebeu muitos comentários de brasileiros em português e em inglês apoiando a postura de DiCaprio, mas também manifestações contra a mensagem do ator. Leonardo DiCaprio já tem um histórico de se engajar em assuntos ambientais e políticos que envolvem a Amazônia. Em 18 de agosto, compartilhou nas redes sociais uma reportagem do jornal britânico The Guardian sobre o desmatamento na região brasileira.
Depois do posicionamento do ator, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, também usou o Twitter para responder a DiCaprio. Ele citou o programa “Adote Um Parque“, lançado pela pasta em julho, que permite que empresas estrangeiras doem dinheiro para a preservação da Amazônia. “O Brasil lançou o programa ‘Adote Um Parque’ que permite você ou qualquer outra empresa ou pessoa escolha um dos 132 parques da Amazônia e o patrocine por apenas 10 euros por hectare por ano”, escreveu, usando a expressão em inglês “put your money where your mouth is”, usada para pedir que a pessoa mostre ações e não apenas palavras para apoiar o que acredita.
Dear @LeoDiCaprio Brazil is launching “Adopt1Park” preservation project which allows you or any other company or individual to pick one of the 132 Parks in the Amazon and directly sponsor it at 10 Euros per hectare per year. Are you going to put your money where your mouth is? https://t.co/VMG817oUX8
— Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) September 10, 2020
*Com Estadão Conteúdo
Compartilhe