MATO GROSSO ADERE A PROGRAMA DE FORMAÇÃO INÉDITA QUE CAPACITA PROFESSORES PARA IMPULSIONAR ODS NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Com patrocínio da Áster Máquinas e realização da NTICS Projetos, iniciativa tem apoio da Secretaria de Educação do MT 

Até o dia 13 de junho de 2025, professores da rede pública do Mato Grosso podem se inscrever no Global Goals Educa – Conectando para Transformar Vidas, uma das maiores iniciativas educacionais do país voltada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Disponibilizado para mais de 150 mil educadores que podem se tornar agentes de transformação em suas comunidades escolares, o projeto é 100% gratuito e busca fortalecer práticas pedagógicas alinhadas à sustentabilidade, inclusão e redução de desigualdades. A Secretaria de Educação do Estado do MT aderiu à iniciativa para estimular os professores a trabalharem questões socioambientais em sala de aula, promovendo um legado de impacto positivo nas escolas.

 

Realizado pela NTICS Projetos e patrocinado pela Áster Máquinas – concessionária John Deere em MT e MS -, o Global Goals Educa integra esforços para alcançar as metas do Pacto Global da ONU, além de atender à Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795/1999), que exige a inclusão do tema na educação básica. A formação será disponibilizada para todos os professores da rede pública de ensino por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional – AVADEP, plataforma online da Secretaria de Educação do estado. 

 

A iniciativa visa empoderar educadores para que se tornem catalisadores de projetos práticos ligados aos ODS em sala de aula, abordando temas como a redução de desigualdades sociais e econômicas, a sustentabilidade integrada aos currículos escolares e o estímulo à comunidade escolar na busca por soluções criativas para problemas locais. “O objetivo do projeto é retomar a figura do professor como peça central na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. É na escola que muitos jovens começam a se enxergar como cidadãos integrantes da sociedade. Por isso, acreditamos que capacitar educadores é multiplicar o impacto dos ODS nas comunidades”, destaca Ana Xavier, CEO da NTICS Projetos.

 

Os inscritos poderão participar de um evento virtual no dia 17 de fevereiro, às 10h de Brasília (9h em Mato Grosso), para conhecer detalhes do programa, esclarecer dúvidas e interagir com a equipe organizadora. A transmissão será realizada por meio do Youtube, no link: https://youtube.com/live/k3fCZU14p6Q?feature=share

 

Metodologia Integrada: Do Conhecimento à Ação

 

O curso é dividido em módulos teóricos e práticos, com acesso a uma plataforma digital onde os participantes podem assistir às aulas com especialistas renomados e também realizar exercícios para consolidar o aprendizado. No módulo prático, os professores irão desenvolver projetos em sala de aula, sob orientação de tutores, para resolver problemas reais de suas comunidades. “A formação permite que os educadores transformem conhecimento em ação, criando soluções tangíveis junto aos alunos”, explica Ana.

 

Além de alinhar-se às demandas internacionais, o projeto reforça o papel da sociedade civil na implementação de mudanças. “Nosso apoio a este projeto, em parceria com a NTICS e as Secretarias de Educação, decorre do nosso compromisso com a sustentabilidade, compreendida em suas três dimensões: ambiental, social e econômica. Esta iniciativa reflete a convicção da Áster Máquinas de que cuidar do planeta é uma responsabilidade compartilhada. Unir setores distintos em prol de desafios comuns é a prova de que a colaboração gera impacto real, para que a vida possa avançar”, destaca Luiz Piccinin, presidente da Áster Máquinas.

Com uma equipe multidisciplinar, o projeto conta com profissionais que se destacam tanto em suas áreas técnicas quanto nas habilidades sociais.  Formado em Direito pela USP, pesquisador em autoconhecimento e mindfulness, além de doutor e professor da FGV, Eduardo Farah integra um corpo docente que inclui especialistas em educação ambiental, gestão de projetos e comunicação não violenta.

“Um dos diferenciais desta formação é a conexão entre conhecimentos técnicos e humanos. Trabalhamos com atenção, valores e hábitos para desenvolver habilidades sociais essenciais, como empatia e colaboração, que são fundamentais para formar cidadãos conscientes”, completa. 

O ator, empresário e escritor Luigi Baricelli, autor do livro “Sentir para Pensar”, é embaixador do projeto. Sua atuação busca ampliar a visibilidade da iniciativa e inspirar educadores a se tornarem líderes na aplicação dos ODS.

 

Vencedores ganham viagem imersiva em sustentabilidade 

Balneário Nascente Azul, em Bonito, MS – FOTO Daniel De Granville

 

Os projetos desenvolvidos por alunos e professores serão avaliados por um corpo técnico de jurados, que considerará critérios como engajamento dos estudantes, implementação das ações propostas e impactos gerados na escola e no entorno. Através de uma plataforma digital, os educadores poderão enviar arquivos e indicadores para análise. Ao final do primeiro semestre de 2025, os 10 melhores projetos selecionados receberão uma viagem com despesas pagas para Bonito (MS), destino reconhecido pela preservação ambiental, onde participarão de atividades práticas de imersão nos ODS, acompanhados por agentes ambientais.

Inscrições abertas

  • Público-alvo: Professores da educação básica (pública ou privada);
  • Formato: Online (aulas ao vivo e gravadas);
  • Duração: 60 horas, entre fevereiro e junho de 2025;
  • Certificado: Emitido para participantes que concluírem todas as etapas;
  • Inscrições: Gratuitas, pelo pela plataforma AVADep – https://ava.seduc.mt.gov.br/

Angelo Miguel | Bacuri Comunicação
1198437-9422
angelo@bacuricomunica.com
www.bacuricomunica.com

Compartilhe

Deixe um comentário