Município de MT decreta situação de emergência após ter mais de 40 mil hectares de mata queimados


No decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução. Incêndio em Barão de Melgaço
Jeferson Prado
O prefeito de Barão de Melgaço, Elvio de Souza Queiroz, decretou situação de emergência após levantamento feito pelo Batalhão de Emergências Ambientais de Mato Grosso apontar que mais de 40 mil hectares já foram queimados no município.
No decreto, publicado no Diário Oficial dos Municípios que circulou na sexta-feira (21), o prefeito destaca ainda que o município tem sofrido com a estiagem.
Conforme ele, o Corpo de Bombeiros aumentou o emprego do seu efetivo, modificando a escala de serviço, para disponibilizar mais militares para atender especificamente o combate aos incêndios florestais e, ainda assim, a dimensão dos focos só tem aumentado.
O prefeito salienta que ainda não alcançamos o período caracterizado como mais crítico para incêndios florestais e com maior incidência de ocorrências, que normalmente é nos meses de setembro e outubro, e já ocorre incêndios de tais proporções, tendendo a agravar a situação com a redução da umidade relativa do ar, falta de chuvas, as temperaturas cada vez mais elevadas acompanhadas de ventos, o que favorece o aumento dos focos e a dificuldade no combate.
No decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.
Além disso, voluntários podem ser convocados para reforçar as ações de resposta ao desastre e para a realização de campanhas de arrecadação de recursos perante a comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência aos afetados pelo desastre.

Compartilhe