Um asteroide de tamanho semelhante ao de um pequeno automóvel passou perto da Terra no último domingo, 16. Chamado de ‘2020 QG’, ele esteve a 2.950 quilômetros do planeta, uma distância curta em termos proporcionais. Para a Agência Espacial Americana, Nasa, isso significa que este é o asteroide que esteve mais próximo do globo sem atingi-lo. Apesar da pouca distância, ele não teria atingido a superfície da Terra, porque teria se dissipado na atmosfera e apenas resíduos cairiam no planeta. A identificação do asteroide ocorreu depois de seis horas, por meio do Observatório Palomar, nos Estados Unidos.
Paul Chodas, diretor da Nasa, também confirmou que a agência espacial não o identificou. “O asteroide se aproximou sem ser detectado”, afirmou. O asteroide passou próximo ao extremo leste da Austrália, perto do Oceano Pacífico. Tony Dunn, criador do site orbitsimulator.com, postou em seu perfil no Twitter uma animação que reproduz a trajetória do asteroide. “Ele passou com uma distância menor do que um quarto do diâmetro da Terra”, explicou Dunn. Esse não foi o único asteroide a passar pela terra em 2020. Em janeiro ao menos quatro deles passaram próximo da Terra, entre eles o ‘2002 NN4’ que passou a 5 milhões de quilômetros do globo terrestre.
Newly-discovered asteroid ZTF0DxQ passed less than 1/4 Earth diameter yesterday, making it the closest-known flyby that didn’t hit our planet.@renerpho
Simulation: https://t.co/a81R100OwV
Higher-res GIF: https://t.co/4Wxn0YNpVb pic.twitter.com/SMtVRbjYOA— Tony Dunn (@tony873004) August 17, 2020
*Com Estadão Conteúdo
Compartilhe