Candidatos apresentam propostas para a saúde, educação, habitação, mobilidade urbana, entre outros setores. Cuiabá
Mayke Toscano/Secom-MT
O G1 resume os principais pontos das propostas de governo dos oito candidatos à Prefeitura de Cuiabá nas eleições de 2020. Os planos foram entregues à Justiça Eleitoral. Veja abaixo (os nomes estão em ordem alfabética):
Abílio Júnior, do Podemos
Divulgação
Abílio Jacques Brunini Moumer (Podemos)
No plano de governo denominado ‘Cuiabá 350 anos: O Município que você vai querer – Ética e Combate a Corrupção’, Abílio Júnior (Podemos) diz que pretende priorizar a saúde e o combate à corrupção.
Entre as propostas apresentadas, está a capacitação de uma equipe de gestores públicos qualificados para combater a corrupção e os desvios da conduta ética e moral pública, entre outras ações. Ele também pretende aumentar a fiscalização e permitir que qualquer pessoa denuncie atos de servidores com suspeita de corrupção à prefeitura.
Na saúde, a proposta é reduzir o tempo de espera e na realização de exames e procedimentos e qualificar os profissionais do setor.
Na educação, o candidato pretende anular o contrato com a ‘Conviva’ e fazer um novo concurso público para cuidador (a) de crianças com deficiência, além de implantar tecnologia assistiva e acessível para professores e alunos PCDs.
Aécio Rodrigues, do PSL
Divulgação
Aécio Rodrigues (PSL)
Em seu plano de governo, Aécio Rodrigues (PSL) afirma que, se eleito, vai desburocratizar a máquina pública, gerar empregos qualificados, dinamizar a economia das áreas periféricas da cidade e transformar Cuiabá em uma ‘cidade inteligente’ com o uso da tecnologia.
O candidato diz ter como meta priorizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) da Organização das Nações Unidas (ONU); produzir energia solar; extinguir leis que trazem burocracia em processos do município; reduzir níveis hierárquicos na prefeitura; implantar o projeto ‘Prefeitura Celular’ para digitalizar processos administrativos; implantar a ‘Escola do Servido Público’.
O plano também traz medidas pós pandemia com o parcelamento do IPTU e ISS, incentivos fiscais aos setores mais afetados, retirada de multas aplicadas aos comércios abertos durante o lokdown e redução de taxas vencidas em 2020.
Emanuel Pinheiro, do MDB
Divulgação
Emanuel Pinheiro (MDB)
A proposta de Emanuel Pinheiro (MDB), que é candidato à reeleição, cita projetos de desenvolvimento econômico sustentável e geração de emprego e renda no cenário de pandemia/pós pandemia.
O plano prevê ainda a inclusão social nas áreas da educação, saúde, assistência social, esporte e lazer, segurança e cultura.
A promessa também é de melhoria na infraestrutura, mobilidade urbana, acessibilidade, segurança integrada na baixada cuiabana com a adequação do sistema viário municipal.
Em relação ao meio ambiente, o candidato promete priorizar a sustentabilidade com a implantação de fontes alternativas de energia e saneamento sustentável.
Gilberto Lopes, do PSOL
Divulgação
Gilberto Lopes (PSOL)
Gilberto Lopes (PSOL) traz em seu plano de governo a ampliação dos fundos públicos para a construção e reforma de moradias populares e um programa de regularização urbanística e fundiária de loteamentos irregulares e ocupações.
Ele também prevê a flexibilização das normas de licenciamento para atividades econômicas familiares e investimentos em infraestrutura para estimular a economia popular local.
Conforme o documento, durante o mandato, a ideia é ampliar o orçamento do município em cultura, consolidando o plano municipal de turismo cultural com o calendário anual de eventos que priorize as tradições populares e as manifestações alternativas não mercantilizadas.
Na educação, a proposta é ampliar o número de escolas infantis e buscar melhores subsídios, equiparação e isonomia salarial aos profissionais da educação.
Na Secretaria de Saúde, Gilberto propõe aumentar a proporção de cobertura populacional estimada pelas equipes de Atenção Primária, elevando de 89 equipes para 120 equipes, bem como a proporção de cobertura populacional estimada pelas equipes de Saúde Bucal.
Gisela Simona, do PROS
Divulgação
Gisela Simona (PROS)
Combater a corrupção com a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas, pela prática de atos contra a administração pública, conforme a Lei Municipal n° 6.457/2019 está entre as propostas do plano de governo de Gisela Simona (PROS).
No documento, a candidata prevê a implantação da ‘Escola do Servidor Público’ para a capacitação especial de líderes e demais servidores da administração.
Ela também pretende criar o IPTU Social, aumentando a faixa de isenção a aposentados, pensionistas, inválidos e viúvos que recebem até cinco salários-mínimos, proprietários de único imóvel e isentar o IPTU ao contribuinte portador de doenças graves, proprietários de único imóvel para sua moradia, em valor venal até R$ 60 mil.
A proposta também traz investimentos na área da saúde com a criação do programa ‘Farmácia Popular Cuiabana’ com distribuição gratuita de medicamentos às pessoas em maior vulnerabilidade socioeconômica e medicamento a alto custo. Ela também promete a aplicação máxima de ferramentas digitais em toda a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dando prioridade àquelas ofertadas pelo Ministério da Saúde de forma gratuita
Entre as prioridades na área da educação, está a construção de 11 creches até 2024 para atendimento de crianças com idade entre 0 e 3 anos e criar a primeira creche 24 horas de Cuiabá.
Julier Sebastião, do PT
Divulgação
Julier Sebastião (PT)
Julier Sebastião (PT) propõe fomentar ações para a retomada dos empregos após a pandemia e reduzir o deficit habitacional em Cuiabá com um programa de regularização fundiária.
O plano de governo também traz políticas para o empoderamento de comunidades localizadas em regiões com potencial turístico para tomar decisões sobre as atividades que podem ser desenvolvidas.
O candidato apresenta na área da saúde, um programa em parceria com a Secretaria de Saúde, para práticas corporais e de lazer com vista à melhoria da qualidade de vida.
Conforme o plano, deve ser estabelecida uma política de valorização do quadro de servidor público, priorizando a capacitação permanente, realização de concurso público, recomposição salarial e progressão nas carreiras.
No meio ambiente, a ideia é criar mecanismos para promover o aumento da reciclagem, a redução da geração de resíduos, a reutilização dos resíduos sólidos e a destinação ambientalmente sustentável dos rejeitos. Além disso, o candidato promete estabelecer programas específicos de gestão de resíduos sólidos no espaço rural, contemplando agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais e indígenas, e atendendo às especificidades dos biomas e regiões brasileiras.
Paulo Henrique Grando, do Novo
Divulgação
Paulo Henrique Grando (Novo)
Uma das propostas apresentadas no plano de governo de Paulo Grando (Novo), que constam no plano de governo, é a redução do número de secretarias existentes.
O candidato também promete aprovar a Lei de Liberdade Econômica, possibilitando o funcionamento imediato das atividades consideradas de baixo risco e criar parcerias público-privadas para gestão e exploração de pontos turísticos.
Já na área da educação, a proposta é criar creches, aprovar uma legislação local para ensino domiciliar, implantar aulas de reforço para alunos com dificuldades no aprendizado e usar a ciência de forma intensiva para o monitoramento da educação no município.
O candidato também pretende investir na saúde com a implantação de um programa para contratação de planos de saúde para pessoas de baixa renda e implementação de ferramentas onlines para que os pacientes possam procurar por exames, endereços, medicamentos e consultas sem sair de casa.
Roberto França, do Patriotas
Divulgação
Roberto França (Patriotas)
Roberto França (Patriotas) traz em seu plano de governo a construção e revitalização de mini-estádios, ginásios de esporte e quadras cobertas.
Ele também apresenta a criação de um programa de habitação e promete realizar ações para diminuir a desigualdade social, criando também projetos que utilizem espaços públicos para cursos profissionalizantes.
Na educação, Roberto quer informatizar todas as unidades de educação do município para promover a inclusão digital. Outra ideia é ampliar o número de vagas nas creches, chegando a 100% das crianças em estado de vulnerabilidade.
O candidato também prometeu construir um Centro de Especialidade em Saúde.
Initial plugin text
Compartilhe