Plantio de soja começa em MT com mais de 50% da produção já vendida

O plantio de soja começou nesta quarta-feira (16) com o fim do vazio sanitário da cultura. As primeiras lavouras plantadas são aquelas que possuem sistemas de irrigação. Começa plantio da soja em MT
O plantio de soja começou nesta quarta-feira (16), em Mato Grosso, com 55% da produção já vendida. Os produtores estão autorizados a fazer o cultivo do grão, já que o vazio sanitário da cultura terminou.
As primeiras lavouras plantadas no estado são aquelas que possuem sistemas de irrigação, já que, com a falta de chuva, colocar as sementes na terra sem que haja umidade suficiente no solo é um risco muito grande.
Neste momento, os produtores tendem a não arriscar. Este ano, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), plantar um hectare de soja no estado sai por pouco mais de R$ 4.170, cerca de 7% mais que o custo da safra anterior.
Em uma fazendo em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, a expectativa é de que seja feito o cultivo de 300 hectares com irrigação. O gerente da fazenda, Elias Belé, conta que estão tomando os devidos cuidados para isso.
“Estamos iniciando com cautela e somente em áreas irrigadas. O nosso vazio acabou no dia 15 de setembro. Então, a partir desse dia, a gente começou largar a semeadura, e iniciar a nova safra de soja 2020/2021. Nós só vamos terminar o plantio das áreas irrigadas e vamos esperar uma boa chuva pra voltarmos a plantar”, afirma.
Em outra propriedade serão quase 700 hectares irrigados. A soja plantada agora, vai ser colhido no começo de janeiro e sem seguida dar espaço para a nova safra de milho e arroz.
O estado deve aumentar 2% a área plantada com soja, chegando a 10,8 milhões de hectares. A produção esperada é pouco mais de 35 milhões de toneladas.
Os produtores iniciam a safra otimistas, conseguindo bons preços pelo grão e com boas perspectivas de negócios. Eles já venderam mais de 55% dessa produção que vão cultivar a partir de agora, mas ainda dependem do clima. Segundo o Agrometeorologista do Climatempo, João Castro, a chuva deve chegar nas lavouras ainda neste mês.
“Nos dias 20 e 21 de setembro é esperado que algumas chuvas comecem já a ocorrer inicialmente pelo oeste do estado de Mato Grosso, na região de Campo Novo do Parecis e Sapezal. No dia 26 e 27 de setembro, aguardamos uma nova massa de ar que vai empurrar uma frente fria e formar um novo corredor de umidade, que vai levar chuva para todo o estado de Mato Grosso, inclusive na região central.”, explica.
As chuvas devem se estender até o norte. Ou seja, em Sorriso e Sinop terá chuva para iniciar o plantio”, afirma.
É importante destacar que a soja plantada nesta semana tem previsão de ser colhida no final de dezembro ou começo de janeiro.
Em seguida, os produtores iniciam a segunda safra, quando fazem o cultivo de algodão, milho ou feijão.

Compartilhe