O Ministério da Saúde ampliou a aplicação da segunda dose de reforço, ou quarta dose, da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 50 anos ou mais e profissionais de saúde, de todas as idades. A medida entra em vigor a partir deste sábado (4/6).
Em nota técnica, a pasta recomenda a aplicação para quem tomou o primeiro reforço do imunizante há mais de quatro meses. O documento chama atenção para a tendência de aumento no número de casos de Covid-19 no país. De acordo com dados da Fiocruz, cerca de 48% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) registrados nas últimas quatro semanas ocorreram em função da doença.
“Neste sentido, o incentivo à vacinação para os esquemas primários e doses de reforço tem papel fundamental para conter o aumento de casos, hospitalizações e óbitos”, diz a nota. “À medida que avançamos na cobertura vacinal contra a Covid-19 no país, naturalmente a ampliação de públicos elegíveis para a segunda dose de reforço deve ser considerada”.
As vacinas da Pfizer, Janssen e Astrazeneca poderão ser aplicadas, independentemente do imunizante recebido anteriormente.
Compartilhe