Pesquisa soro epidemiológica será realizada em dez municípios e deve testar 4.500 pessoas, por meio de coleta de sangue. Gilberto Figueiredo diz que pesquisa é necessária para saber quantos foram infectados em MT
Christiano Antonucci – Secom – MT
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou nesta quinta-feira (17), em entrevista ao jornal Primeira Página, da Centro América FM, que o número de pessoas infectadas com Covid-19 em Mato Grosso chegue a 1 milhão de pessoas, já que muitas não fizeram exame para diagnosticar a doença.
“A própria Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que o número correto deve ser entre 8 e 10 vezes maior. É muito provável que já tenhamos passado de 800 mil a 1 milhão de pessoas infectadas”, disse.
Por causa disso, ele explicou que o governo começou nessa quarta-feira (16) uma pesquisa com o objetivo de identificar a infecção pela Covid-19 no estado.
“Nós queremos saber quantos por cento da nossa população já teria adquirido a imunidade, porque, como sempre enfatizamos, os números que constam nos boletins são daqueles pacientes que passaram por uma unidade de saúde”, enfatizou.
A pesquisa soro epidemiológica será realizada em dez municípios e deve testar 4.500 pessoas, por meio de coleta de sangue.
Segundo ele, a princípio, os trabalhos serão realizados em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Sinop, Barra do Garças, Tangará da Serra, Rondonópolis, Água Boa, Juína e Alta Floresta.
Número de testados ainda é baixo
Odair Leal / Secom
As ações seguem até o dia 23 de setembro e a expectativa é que até o dia 30 seja divulgado o resultado da primeira etapa da pesquisa.
“Esse trabalho é importante para que possamos tomar outras decisões estratégicas. Com a redução de casos nas últimas semanas, podemos dizer que o cenário é menos angustiante, mas ainda não é hora de ficarmos tranquilos”, destacou o secretário.
Números da SES
Até esta quarta-feira (16), 109.442 casos de Covid-19 e 3.204 óbitos pela doença tinham sido registrados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Mas, conforme o secretário disse na entrevista, o número deve ser bem maior.
No Laboratório Central do Estado (Lacen-MT)já foram feitos 88.200 exames e tem 688 amostras em análise laboratorial.
Compartilhe