Motta promete novidades sobre aumento do IOF até o fim do dia

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que irá anunciar a posição da casa em relação ao impasse sobre o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) após uma reunião marcada para esta noite (28), com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e membros do governo.

Durante a sessão de votação de hoje, Motta revelou que passou parte do dia dialogando com líderes parlamentares da oposição, que são contra a medida e protocolaram Projetos de Decreto Legislativo (PDLs) para anular os efeitos da norma. Na reunião, será discutida a possibilidade de revogação dos dois decretos que aumentaram o imposto.

“Momento para dialogarmos também com o Senado Federal, pois a votação do PDL precisa acontecer em ambas as casas. Estamos em conversa com o governo e o senado, para então apresentar aos líderes da Câmara qual será a solução”, declarou.

O aumento do IOF recebeu críticas de bancos e indústrias, mesmo após a revogação parcial das medidas. Entidades dos setores afirmaram que a tributação traz prejuízos econômicos, inibindo investimentos, desestimulando o crescimento e elevando custos.

“Estamos preocupados com essa medida e com os impactos que ela gerou, levando em consideração a manifestação do setor produtivo contrário a ela”, afirmou Motta.

O presidente da Câmara expressou desconforto com as medidas que aumentam tributos e destacou a importância de discutir a revogação dessa medida para o bem do país.

“Precisamos debater questões estruturais e prioridades para o país, como o grupo de trabalho que trata da reforma administrativa”, concluiu Motta.

Compartilhe

Deixe um comentário