Bombeiros conseguem controlar incêndio que ameaçava usina desativada que virou ponto turístico em MT


O imóvel é um dos pontos turísticos de Mato Grosso e foi tombado como Patrimônio Histórico Estadual em 1984, tendo sido a quarta maior usina de cana-de-açúcar do país e primeiro lugar do estado a ter energia elétrica. Usina Itaicy
Corpo de Bombeiros
Equipes do Corpo de Bombeiros conseguiram controlar um incêndio de grandes proporções nas proximidades da Usina Itaicy, a 40 quilômetros de Santo Antônio do Leverger, nesta segunda-feira (31). O incêndio teve início no sábado (29) e, desde então, os militares trabalham no local.
O imóvel é um dos pontos turísticos de Mato Grosso e foi tombado como Patrimônio Histórico Estadual em 1984, tendo sido a quarta maior usina de cana-de-açúcar do país, primeiro lugar do estado a ter energia elétrica e é, até os dias atuais, considerada o embrião de um processo de industrialização em Mato Grosso. A usina foi desativada em 1957, mas sua arquitetura imponente e importância histórica fizeram dela um grande patrimônio estadual.
Segundo informações dos bombeiros, o incêndio começou de um lado do Rio Cuiabá, próximo à Fazenda Santa Maria, e conseguiu ultrapassar o rio, atingindo a vegetação nas proximidades da usina, que fica na margem oposta do Rio Cuiabá.
As equipes enviadas ao local, tendo em vista a importância da Usina Itaicy, priorizaram a proteção do patrimônio histórico, confeccionando aceiros e utilizando a técnica fogo contra fogo para impedir que as chamas atingissem o imóvel. 
As chamas continuaram ativas, mas foram controladas na tarde de domingo (30) e na manhã desta segunda-feira, o Corpo de Bombeiros realizou o reconhecimento do local. O patrimônio histórico da Usina Itaicy  foi mantido e o local não corre mais riscos de ser atingido.
A região tem um complexo de 13 usinas construídas para movimentar a economia do estado no final do século XIX. A usina de cana começou a ser erguida em 11 de junho de 1896 e ficou pronta 14 meses depois.
As máquinas e equipamentos foram importados da Europa. Foi o primeiro lugar de Mato Grosso a ter energia elétrica e era a quarta maior usina do país na época.
A usina contava com uma moenda própria que era aceita como padrão monetário em toda a região ribeirinha do Rio Cuiabá. Em 1957 Itaicy parou de produzir e está abandonada.

Compartilhe