Caixão de vítima de Covid-19 abre antes do enterro em MT, coveiro se recusa a enterrá-lo e corpo volta à funerária para troca

Empresa negou que o caixão não estava devidamente lacrado e justificou que o peso da vítima estava acima do tamanho que o caixão suportava. Um coveiro se recusou a enterrar o corpo de uma vítima de coronavírus (Covid-19) nessa quinta-feira (20) em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. A vítima, que era obesa, foi colocada em um caixão escolhido pela família. No entanto, momentos antes do enterro, o caixão se abriu e o coveiro não aceitou fazer o enterro.
A vigilância sanitária e a prefeitura foram chamadas no cemitério por causa do impasse do velório do paciente.
A funerária responsável pelo enterro disse ao G1 que a tampa do caixão de abriu no momento em que ele era retirado do carro funerário para ser enterrado no cemitério.
No entanto, a empresa negou que o caixão não estava devidamente lacrado e justificou que o peso da vítima estava acima do tamanho que o caixão suportava.
A vítima, que era um empresário da cidade, estava internada com Covid-19 no hospital municipal de Barra do Garças. De acordo com a funerária, o corpo foi lacrado em um saco, como pedem as normas sanitárias, e colocado no caixão.
A família acompanhava o procedimento de longe e não estava perto do caixão.
Com a confusão no cemitério, o corpo foi levado novamente para a funerária e colocado em um outro caixão. Depois da troca, a vítima foi enterrada no cemitério.
Regras
Os enterros das vítimas da Covid-19 seguem as normas da Vigilância Sanitária. No máximo dez pessoas podem acompanhar, desde que mantenham distância entre elas. O caixão tem que permanecer lacrado. Não pode haver velório. Não é permitida a presença de idosos, crianças, grávidas, pessoas com doenças crônicas.
Os coveiros precisam se equipar com máscara cirúrgica, protetor facial, luvas de procedimento, botas impermeáveis de cano longo e avental descartável.

Compartilhe