Centenas de peixes morrem em rio após fechamento de comportas de usina em Itiquira (MT)

Empresa informou que houve um desligamento não programado, o que causou a redução da vazão do rio. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) está investigando a mortandade de peixes que ocorreu no Rio Corrente, em Itiquira, a 359 km de Cuiabá, após o fechamento de comportas da usina Ponte de Pedra, na segunda-feira (17).
Em nota, a Usina Hidrelétrica Ponte de Pedra informou que houve um desligamento não programado por volta das 10h de segunda-feira, o que causou a redução da vazão do rio.
Segundo a empresa, equipes atuaram para restituir a vazão e a situação já está normalizada.
A Ponte de Pedra disse ainda que está verificando o que teria motivado o desligamento da usina e que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) já foi informado sobre a ocorrência.
Com o fechamento das comportas, o nível de água do rio teve uma redução significativa.
Moradores da região afirmaram que o fechamento de comportas para diminuir a vazão da água acontece com frequência, mas que nunca tinham visto o rio secar como aconteceu desta vez.
“De ontem para hoje eles fecharam o reservatório e abaixou quase 2 metros de água, é um absurdo” diz um ribeirinho em vídeo.
Fiscais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) já foram até o local para colher informações e investigar o caso.
A Polícia Militar Ambiental também está fazendo um relatório dos impactos ambientais.

Compartilhe