Dengue: índice de infestação do Aedes aegypti diminui 75% em Divinópolis

Segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) aponta índice de 2,8%; em janeiro, taxa era de 11,3%.

O segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023, realizado de 15 a 19 de maio, constatou um índice de infestação do mosquito de 2,8% em Divinópolis. Esse número representa a porcentagem de imóveis fiscalizados com focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Em janeiro, o índice constatado foi de 11,3%. Com isso, entre os dois levantamentos, houve uma queda proporcional de cerca de 75%.

A pesquisa deste mês foi feita em 168 bairros e foram 6.069 imóveis vistoriados. Destes, 169 imóveis estavam com foco do mosquito, sendo 93% residências e 7% lotes vagos.

Das residências vistoriadas, 37% dos focos foram encontrados em bebedouros de animais, pratos e vasos de plantas; 28% em recipientes passíveis de remoção; 25% ralos, caixa de passagem, sanitários em desuso e fonte ornamentais; e 10% caixa d’água, tanque e tambores.

As regiões Nordeste e Central tiveram o índice de infestação de 4,3%, consideradas em situação de alto risco de epidemia. As demais regiões estavam em situação de médio risco.

De acordo com o supervisor da Vigilância em Saúde Ambiental, Juliano Cunha, pequenas atitudes dos moradores já auxiliam na eliminação dos focos do mosquito. “O LIRAa mostra que a maioria dos focos seriam facilmente eliminados pelo próprio morador, como os que foram encontrados nos bebedouros de animais e nos recipientes plásticos nos quintais”, destacou.

Para notificar e denunciar sobre os locais que têm focos e reservatório do mosquito, basta ligar no (37) 3229-6823.

 

Compartilhe

Deixe um comentário