Desativada há mais de 60 anos, usina de açúcar construída no século 19 em MT pode virar ponto turístico


Secretário de Cultura visitou o imóvel acompanhado de engenheiros e arquitetos para elaborar projeto de reforma do local. Usina Itaicy foi o primeiro lugar do estado a ter energia elétrica. Usina fica localizada a aproximadamente 40 km de Santo Antônio do Leverger
Mayke Toscano/Secom-MT
Desde 1957, a Usina de Itaicy – um patrimônio estadual localizado a 40 km de Santo Antônio do Leverger – pode se tornar um ponto turístico. A usina foi construída no final do século 19 e pertencia ao ex-governador de Mato Grosso Antônio Paes de Barros, o Totó Paes. O imóvel possui arquitetura imponente e está situada numa região cerca pelo Pantanal.
Na semana passada, o secretário estadual de Cultura, Alberto Machado, foi até o local acompanhado de engenheiros e arquitetos para analisar a possibilidade de reformar o imóvel histórico onde funcionou a maior e mais industrializada usina de Mato Grosso.
Usina está parada desde 1957
Mayke Toscano/Secom-MT
O secretário diz que o governo reconhece a importância da usina para a história de Mato Grosso e que tem interesse na reforma dela.
“O governador (Mauro Mendes) tem a noção do que a usina representa e a ideia é avançar para reformar e transformar em um ponto turístico e de lazer por ser muito importante para a cultura do nosso estado”, afirma.
Levantamento é feito para verificar o que é preciso para que local receba visitantes
Mayke Toscano/Secom-MT
Está sendo feito um levantamento do que é necessário para transformar o lugar e depois o projeto será apresentado ao governador para aprovação.
A usina tinha energia elétrica, casas de funcionários, água encanada, marcenaria, serraria, escola e biblioteca.
Usina tinha casas de funcionários, escola, biblioteca e foi uma das primeiras do Brasil a ter energia elétrica
Mayke Toscano/Secom-MT
A região tem um complexo de 13 usinas construídas para movimentar a economia do estado no final do século XIX. A usina de cana começou a ser erguida em 11 de junho de 1896 e ficou pronta 14 meses depois.
As máquinas e equipamentos foram importados da Europa. Foi o primeiro lugar de Mato Grosso a ter energia elétrica e era a quarta maior usina do país na época.
A usina contava com uma moenda própria que era aceita como padrão monetário em toda a região ribeirinha do Rio Cuiabá. Em 1957 Itaicy parou de produzir e está abandonada.
Máquinas e equipamentos foram comprados na Europa
Mayke Toscano/Secom-MT

Compartilhe