Editor de vídeo morre com Covid-19 em Cuiabá; irmão gêmeo e amigos lamentam: ‘Ser humano de luz’


Quando já estava internado, Evandro Birello perdeu a mãe, que fazia tratamento contra um câncer. Evandro Birello, de 42 anos, morreu com Covid-19
Arquivo pessoal
O editor de imagens Evandro Birello, de 42 anos, faleceu nesta quinta-feira (13), com Covid-19, em Cuiabá. Ele estava intubado havia mais de duas semanas. Quando já estava internado, Evandro perdeu a mãe, que fazia tratamento contra um câncer.
Atualmente, Evandro estava trabalhando na TV U, emissora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Em uma mensagem postada em um grupo do WhatsApp, criado por amigos para dar apoio à família e trocar informações sobre o estado de saúde de Evandro, o irmão gêmeo dele, Fernando Birello, comentou que ele faleceu exatamente no dia do aniversário da mãe deles.
“Por uma bela coincidência (talvez não) hoje também é aniversário da nossa mãe. Sim, eu estou imaginando o que vocês provavelmente também estão”, afirmou.
A jornalista Danielle Danchura lamentou a perda do amigo de longa data.
“Qualquer coisa que eu falar sobre a perda do Evandro não vai ser suficiente pra expressar o sentimento que todos os familiares, amigos, colegas e conhecidos estão sentindo neste momento. Evandro era uma pessoa sem igual, um cavalheiro, um baita profissional, um ser humano de luz”, disse.
Nas redes sociais, os amigos também lamentam a morte de Evandro.
“Meu amigo, eu não estou acreditando ainda, até esses dias falávamos do futuro, seu mestrado, trabalho novo. Vá em paz cara, Deus irá abençoar sua alma e as da família que se enluta hoje”, diz um deles.
“Ai, amigo… que dor a sua partida!!! Vá em paz!!! Pode deixar que a gente cuida do Fernando! Siga o seu caminho de luz!”, lamentou a jornalista Rose Domingues.
A UFMT emitiu uma nota de pesar pela morte de Evandro. “Sempre estava disposto a ajudar e contribuir com ideias novas. Uma grande perda para todos, especialmente para a equipe da TVU, que tinha confiança, carinho, respeito e admiração por ele”, diz.
Segundo a universidade, além de compor o quadro da TVU desde 2019, Evandro também cursou comunicação social, com habilitação em rádio e TV, na instituição e que, recentemente, tinha começado a fazer mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), onde fazia parte do Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (LeTECE).
“Contribuiu com a TV Universitária com a criação de logos, vinhetas e identidade visual dos programas. Foi o responsável pela edição do Redação TVU e O ovo e a galinha e atuou também na produção de vídeos institucionais”, afirma, em outro trecho da nota.

Compartilhe