Entenda condição médica que colocou papa Francisco em cadeira de rodas

O papa Francisco voltou a aparecer em público, em celebrações de missas e visitas a instituições de abrigo a refugiados, de cadeira de rodas na última semana. O pontífice de 85 anos sofre com dores no joelho direito e no quadril, agravadas pela osteoartrite, condição mais conhecida como artrose.

A artrose é uma situação em que há uma degeneração e frouxidão da articulação, o que provoca inchaço e vermelhidão local, dor e rigidez nas juntas e dificuldade para realizar movimentos, podendo haver comprometimento da articulação do joelho, do ombro, do quadril e da coluna, por exemplo. No joelho, ela pode causar dificuldade para andar, abaixar, subir escadas e esticar a perna.

É uma doença degenerativa crônica que pode ocorrer devido ao desgaste natural das articulações com a idade ou ser causada como consequência da realização de movimentos repetitivos, traumatismos, histórico familiar e excesso de peso.

No caso de Francisco, a doença foi associada pelos médicos a anos de postura errada, sobrecarregando a articulação do joelho direito, com o enfraquecimento ao longo do tempo e ao desgaste do ligamento.

Tratamento

Embora não tenha cura, a artrose pode ser tratada para aliviar os sintomas com medicamentos indicados por um médico ortopedista e sessões de fisioterapia para ajudar a melhorar a mobilidade da articulação afetada e controlar e retardar o desenvolvimento da doença.

Deixe um comentário