Greenpeace aponta que 65% das áreas queimadas no Pantanal ficam em MT e diz que fogo pode ter sido provocado para criar novos pastos


Dos mais de 15 mil focos de calor que foram registrados até agosto, 77% estão em propriedades rurais. Acrimat diz que produtores rurais estão sendo prejudicados com os incêndios. Levantamento do Greenpeace mostra que 65% da área atingida pelo fogo no Pantanal ficam em
Quase 3 milhões de hectares já foram devastados pelo fogo na região do Pantanal, o equivalente a 3 milhões de campos de futebol. Um relatório da ONG Greenpeace mostra que 65% desta área ficam em Mato Grosso e o restante em Mato Grosso do Sul.
O porta voz da ONG no Brasil, Rômulo Batista, afirmou que a seca contribui para a propagação das chamas. “Há um déficit de chuva em 50% e ao usar o fogo para renovar o pasto acabou se perdendo a mão e o fogo se alastrou. Também não podemos descartar a intenção de queimar para abrir novas áreas de pastagem”, avaliou.
Dos mais de 15 mil focos de calor que foram registrados até agosto, 77% estão em propriedades rurais.
“Isso mostra que o fogo começou em áreas produtivas. sabemos que o fogo é utilizado como forma de manejo do pasto, mas daí se perdeu o controle e daí houve essa tragédia ambiental, queimando 20% desse bioma tão importante”, enfatizou.
Incêndios no Pantanal começaram há dois meses
GUSTAVO FIGUEIRÔA/SOS PANTANAL
Das áreas queimadas no Pantanal, mais de 31% são de formação florestal, ou seja, vegetação nativa. Do total de focos de calor do bioma 5,14% estão nas áreas de pastagem.
A Associação dos Criadores de Gado de Mato Grosso (Acrimat) disse que os pecuaristas da região também são prejudicados pela destruição do Pantanal.
“Nós temos propriedades que perderam praticamente 100% de suas pastagens, perderam as condições de manejo sanitário, com a destruição total de currais e cercas e perdemos até vidas humanas durante o combate ao fogo”, explicou a diretora executiva da entidade, Daniella Bueno.
Esse é o pior período de estiagem dos últimos 50 anos do Pantanal. Além da preocupação com a flora do Pantanal, o Corpo de Bombeiros, brigadistas e voluntários lutam também para a preservação da fauna do bioma.
A força-tarefa é grande e diariamente são vários animais resgatados com ferimentos causados pelo fogo.

Initial plugin text

Compartilhe