Migração ilegal para os EUA usou cerca de 100 crianças no esquema, diz PF

Mais de 250 brasileiros, sendo cerca de 100 crianças e adolescentes, migraram ilegalmente com a orientação do grupo criminoso.

A Polícia Federal (PF) faz operação contra migração ilegal na manhã desta segunda-feira (5) em Belo Horizonte e outras três cidades – duas delas mineiras. O alvo é uma organização criminosa que promovia e se beneficiava financeiramente com a migração de brasileiros para os Estados Unidos, em um esquema conhecido como “cai cai”.

Estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão preventiva e um mandado de prisão temporária em Belo Horizonte, e em Engenheiro Caldas e Piedade de Caratinga, na Região Leste de Minas Gerais. Também há equipes da Polícia Federal em Guarulhos, no estado de São Paulo.

Segundo as investigações, os suspeitos também ameaçavam parentes das vítimas quando não pagavam as quantias combinadas para viagem ao exterior.

O golpe funciona como uma fraude à segurança do país, já que os imigrantes são orientados pelos suspeitos a viajarem com menores de idade, falsificando a documentação para comprovar o parentesco, e assim, conseguirem uma entrada facilitada no país.

A Justiça determinou o bloqueio de R$ 26 milhões dos envolvidos no esquema.

Crianças e adolescentes
A PF divulgou que mais de 250 brasileiros, sendo cerca de 100 crianças e adolescentes, migraram ilegalmente com a orientação do grupo criminoso.

Eles atravessaram a fronteira do México, sendo expostos aos riscos do deserto e das ações dos criminosos que os conduziram até os Estados Unidos.

O grupo vai responder pelos crimes de promoção de migração ilegal, inclusive de criança ou adolescente, e associação criminosa, podendo, cumprir até 14 anos de reclusão.

Compartilhe

Deixe um comentário