OMS publica critérios para avaliar o uso emergencial de vacinas contra a Covid-19 ainda em testes, diz diretora para medicamentos da entidade


China informou mais cedo que já obteve apoio da entidade para fazer uso emergencial de suas vacinas candidatas, mas OMS não confirma. Funcionária exibe amostra de possível vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela SinoPharm, em Pequim, na China, em foto de 10 de abril
Zhang Yuwei/Xinhua via AP
A diretora para medicamentos, vacinas e produtos farmacêuticos da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariângela Simão, informou nesta sexta-feira (25) que a entidade começará a avaliar se vacinas em teste contra o coronavírus possam ser utilizadas com uso emergencial pelos países.
“Ainda não fizemos isso [apoiar o uso emergencial] para vacinas, mas temos boas notícias hoje: publicamos critérios para avaliação do uso emergencial das vacinas contra a Covid-19”, informou Mariângela Simão durante coletiva, sem dar mais detalhes.
Reino Unido bate recorde de casos diários de Covid
Simão informou que a OMS já indica tratamentos e produtos médicos para uso emergencial contra a Covid-19, dando como exemplo o uso da dexametasona.
Apesar de a OMS afirmar que não apoia o uso emergencial especificamente de uma vacina em teste, uma autoridade chinesa afirmou mais cedo que a entidade deu apoio para que o país use de maneira emergencial suas candidatas, iniciando a administração das doses enquanto os testes clínicos ainda estão em andamento.
“No final de junho, o Conselho de Estado da China aprovou o plano de um programa de uso emergencial de vacina contra coronavírus”, disse Zheng Zhongwei, autoridade da Comissão Nacional de Saúde chinesa, segundo a Reuters.
“Após a aprovação, em 29 de junho, fizemos contato com os representantes relevantes do escritório da OMS na China e obtivemos apoio e compreensão da OMS”, disse Zhongwei.
Situação da pandemia no mundo
Até esta sexta, o mundo registrou mais de 32 milhões de casos e mais de 979 mil mortes por coronavírus, segundo a OMS.
“Não podemos pensar que os números da pandemia estão distribuídos uniformemente”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanon.
“Mais de 70% do número de mortes e 70% do número de casos vieram de apenas 10 países”, disse Tedros.
Brasil e Estados Unidos seguem como os países com o maior número de mortes e casos da Covid-19. Enquanto os americanos somam mais de 200 mil mortes, o Brasil registrou mais de 32 mil novos casos nas últimas 24h e se aproxima das 140 mil mortes.
VÍDEOS: novidades sobre a vacina contra a Covid
Initial plugin text

Compartilhe