Onça-pintada resgatada com patas queimadas em incêndio no Pantanal faz tratamento com antibióticos em MT


Na manhã desta quinta-feira (20) ela foi sedada, teve os curativos trocados e recebeu soro. Também foram aplicados analgésicos e um antibiótico de última geração. Onça-pintada resgatada de incêndio no Pantanal de Mato Grosso teve queimaduras gravíssimas
Willian Gomes / Secomm UFMT
Permanece em estado grave a onça-pintada resgatada no início desta semana, durante uma operação de combate ao incêndio no Pantanal. A fêmea está internada no Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Silvestres (Cempas), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), para tratamento de queimaduras e outras consequências do incêndio.
Na manhã desta quinta-feira (20) ela foi sedada, teve os curativos trocados e recebeu soro. Também foram aplicados analgésicos e um antibiótico de última geração. Ainda assim, o último exame de sangue não mostrou melhora no quadro.
A onça-pintada que foi resgatada na segunda-feira (17) ameaçada pelo fogo no Pantanal mato-grossense sofreu queimaduras em todas as patas.
O animal apresenta queimaduras de terceiro grau nas patas e há suspeita de que tenha inalado fumaça do incêndio, A onça chegou em estado grave de desidratação.
A onça invadiu várias casas de moradores do Pantanal depois que teve seu habitat destruído pelas queimadas na região durante o fim de semana, em Poconé, a 104 km de Cuiabá.
Onça resgatada das queimadas no Pantanal em MT teve queimaduras em todas as pata e estado de saúde é delicado
Willian Gomes / Secomm UFMT
O animal foi resgatado de helicóptero durante uma operação integrada do Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Força Aérea Brasileira (FAB), ICMBio e moradores pantaneiros.
O coronel Paulo Barro contou ao G1 que as equipes foram até o Pantanal no sábado (15) para montar um centro de triagem na região para atender os animais vítimas dos incêndios florestais. No entanto, no domingo (16), a equipe foi informada sobre a onça-pintada que estava circulando pela região.
A onça foi sedada e levada em um avião da FAB até o hospital veterinário de Cuiabá.
Onça-pintada foi sedada durante o resgate e encaminhada para Cuiabá
Willian Gomes/Secom UFMT
Os pantaneiros disseram aos bombeiros que o animal estava entrando nas casas e quintais de uma área afetada pelo incêndio. Toda noite ela entrava na casa de alguém e, para não expor os moradores, as equipes de resgate decidiram tirá-la da região.
Agora o animal receberá os cuidados necessários e deve ser solto na natureza em um local mais seguro.
Onça foi resgatada após aparecer em casa
Entre janeiro e essa segunda-feira (17), 820 mil hectares do Pantanal de Mato Grosso haviam sido destruídos pelo fogo.

Compartilhe