Onda de frio no Brasil trouxe neve e temperaturas negativas; veja previsões para esta sexta


Ainda pode nevar no Sul do país, onde várias cidades já registraram temperaturas negativas no início desta manhã. d
A onda histórica de frio que chegou ao Brasil na quinta-feira trouxe mais temperaturas baixas e neve para o Sul do país nesta sexta (21).
Houve flocos de neve no Paraná no fim da manhã, na cidade de Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com a Somar Meteorologia, a cidade também teve chuva congelada no Morro do Araçatuba. A mínima no local, por volta das 11h, era de 5ºC.
Veja FOTOS da sexta-feira gelada no Paraná
A neve na região surpreendeu os meteorologistas, já que a previsão era que o fenômeno acontecesse no extremo sul do estado. Mesmo sem neve, as cidades do sul paranaense amanheceram geladas. Em Palmas, a mínima, por volta das 5h, era de -2,8ºC, com sensação térmica de -10ºC.
Neve faz alegria de moradores e turistas na serra de SC
Em Santa Catarina, onde foram registradas temperaturas negativas no início da manhã e algumas cidades amanheceram com neve, as condições meteorológicas são favoráveis para neve em outras regiões, não mais na Serra.
“Principalmente no Planalto Norte catarinense, com menos chance [de neve] do Alto Vale do Itajaí e a região serrana da Grande Florianópolis, só nessas regiões”, afirmou o meteorologista Leandro Puchalski, da NSC TV.
No Rio Grande do Sul, ainda há possibilidade de ocorrer neve e chuva congelada em cidades da Serra.
Fora da região Sul, a temperatura também despencou em Cuiabá: em 3 dias, a temperatura na capital de Mato Grosso foi de 41ºC, um recorde de calor, a 11ºC, um recorde de frio. O frio para os cuiabanos deve seguir por todo o fim de semana (veja mais abaixo); a mínima prevista para esta sexta é de 12°C, e a máxima, de 24°C.
Ainda no Centro-Oeste, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de frio em Mato Grosso do Sul, nos municípios que ficam nas regiões Sul e Sudoeste, Pantanal, Centro-Norte e Leste do estado, que ainda enfrenta incêndios históricos na região pantaneira.
Em São Paulo, a previsão é de que a capital registre a menor temperatura do ano nesta sexta-feira, com máxima de 13ºC (veja previsão mais abaixo). O recorde de menor temperatura máxima deste ano é de 15,9°C, registrada em 15 de julho. Apesar da expectativa, meteorologistas afirmam que não vai nevar no estado.
A onda de ar frio deve atuar sobre o Brasil até domingo (23). Veja a previsão do tempo para esta sexta e para o fim de semana em algumas capitais, segundo o Inmet:
Curitiba: mínima de 3ºC e máxima de 8ºC (sexta); mínima de 0ºC e máxima de 12ºC (sábado); mínima de 7ºC e máxima de 15ºC (domingo).
Porto Alegre: mínima de 4ºC e máxima de 13ºC (sexta); mínima de 5ºC e máxima de 16ºC (sábado); mínima de 6ºC e máxima de 21ºC (domingo).
Florianópolis: mínima de 9ºC e máxima de 13ºC (sexta); mínima de 8ºC e máxima de 17ºC (sábado); mínima de 10ºC e máxima de 19ºC (domingo).
São Paulo: mínima de 8ºC e máxima de 13ºC (sexta); mínima de 7ºC e máxima de 15ºC (sábado); mínima de 9ºC e máxima de 19ºC (domingo).
Campo Grande: mínima de 6ºC e máxima de 13ºC (sexta); mínima de 6ºC e máxima de 22ºC (sábado); mínima de 12ºC e máxima de 32ºC (domingo).
Cuiabá: mínima de 12ºC e máxima de 24ºC (sexta); mínima de 13ºC e máxima de 29ºC (sábado); mínima de 15ºC e máxima de 37ºC (domingo).
Belo Horizonte: mínima de 18ºC e máxima de 25ºC (sexta); mínima de 10ºC e máxima de 17ºC (sábado); mínima de 12ºC e máxima de 18ºC (domingo).
Além do Brasil, a intensa massa de ar frio polar está trazendo temperaturas muito baixas para Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia e em algumas áreas do Peru.
Madrugada congelante
Algumas cidades do Sul do país registraram temperaturas abaixo de zero no início da manhã desta sexta. Na Serra Catarinense, fez -8,20ºC no Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra por volta das 5h. Árvores ficaram congeladas e houve geada ao amanhecer.
FOTOS: veja a paisagem do Sul com a chegada de massa de ar polar
Já no Rio Grande do Sul, a cidade onde fez mais frio foi São José dos Ausentes, que registrou -3,5°C, segundo o Inmet. Outros municípios gaúchos que também tiveram temperaturas negativas foram Quaraí (-3,3°C), Cambará do Sul (-1,9°C) e Vacaria (-2,9°C). O estado também viu neve na quinta-feira.
Frio chega ao Sul do país levando neve e temperaturas abaixo de zero
No Paraná, até as 5h, a menor temperatura do estado era de -2,8ºC, em Palmas, na região sul, segundo o Simepar. Cascavel, na região oeste, também amanheceu com mínima negativa, de -1ºC.
Para se ter neve, a temperatura tem que estar negativa na nuvem e em todas as camadas do ar até chegar ao solo. Já a geada se forma quando a umidade congela na vegetação, parecendo uma capa de gelo.
Veja fotos da neve e do frio no Sul do país:
Vista da paisagem coberta pela neve na região da Serra do Rio Rastro, no sul de Santa Catarina, na manhã desta sexta-feira (21)
Guilherme Hahn/Ishoot via Estadão Conteúdo
Neve em São José dos Ausentes na noite de quinta-feira (20)
Aline Ramos
Moradores e turistas puderam pegar na neve em São José dos Ausentes na noite de quinta (20)
Reprodução/RBS TV
Em São José dos Ausentes, na Serra, pessoas fizeram bonequinhos de neve. Cidade amanheceu com -3,5°C nesta sexta
Reprodução/RBS TV
Boneco de neve em Bom Jardim da Serra na noite desta quinta-feira (20)
Onéris Lopes/Amures
Flocos de neve em cima de carro em Gramado, na Serra Gaúcha, na noite desta quinta-feira (20).
SéRGIO MARANHãO/AGÊNCIA PIXEL PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Compartilhe