Polícia investiga envolvimento de outras 2 pessoas no desaparecimento de menino encontrado em SP

Além da mulher e do homem detidos na segunda-feira (8) por tráfico de pessoas, as outras duas pessoas já foram identificadas.

A Polícia Civil de Santa Catarina investiga o envolvimento de outras duas pessoas no desaparecimento do menino de 2 anos que foi encontrado em São Paulo. Conforme o delegado-geral do órgão, Ulisses Gabriel, além da mulher e do homem detidos na segunda-feira (8) por tráfico de pessoas, as outras duas pessoas já foram identificadas.

A criança foi vista pela última vez com a mãe em 30 de abril na Grande Florianópolis. Ela foi encontrada dentro de um carro com Roberta Porfírio e Marcelo Valverde Valezi (veja abaixo o que dizem as defesas dos presos). Um inquérito sigiloso sobre o caso está em andamento.

“Outros dois investigados já foram identificados, são pessoas que provavelmente ficariam com a criança. A delegada já está ciente e pronta para tomar medidas”, declarou o delegado-geral.
Além de Gabriel, a delegada Sandra Mara, da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCami) também investiga o caso. Em entrevista coletiva na terça-feira (9), a investigadora afirmou que a mãe do menino foi convencida a doá-lo.

Mãe conheceu suspeito de intermediar negociação em grupo de ‘adoção e doação’
O homem preso e a mãe do menino, de 22 anos, teriam se conhecido quando a mulher entrou em grupos sobre gravidez nas redes sociais, depois que descobriu a gestação. Desde então, segundo a investigação, Marcelo tentava assediá-la para entregar o bebê.

Além de outros envolvidos, a polícia também quer tentar descobrir se houve algum tipo de troca financeira na doação. “A mãe nega ter recebido vantagem, mas nós só teremos essa certeza com a quebra do sigilo bancário de todos os envolvidos”, afirmou a delegada.

Apesar da polícia suspeitar da entrega voluntária, o Código Penal descreve como crime o ato de registrar o filho de outra pessoa como próprio.

O QUE SE SABE sobre o caso do menino encontrado em SP
Ação do MP pede que menino encontrado em SP seja transferido para abrigo

Pais do menino
Conforme a delegada Sandra a mãe da criança “tem uma fragilidade emocional e psicológica muito grande”, afirmou. “A criança está somente registrada no nome da mãe. Mas foi apontado um possível pai para nós. Nós cumprimos mandado na casa dele também, de todas as pessoas que foram indicadas pela investigação”, disse.

Volta do menino a SC
A volta do menino a Santa Catarina segue indefinida, informou o secretário de Estado da Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, em coletiva de imprensa na terça.

O retorno ao estado catarinense depende do Poder Judiciário de São Paulo, onde a criança está em um abrigo.

Em nota, o Ministério Público de Santa Catarina informou que ingressou com uma ação para que a criança seja transferida para, São José, na Grande Florianópolis, onde reside.

O que diz a defesa de Roberta
Fernanda Salvador, advogada da investigada, nega que tenha havido o crime de tráfico de pessoas e que o bebê estivesse desaparecido, já que a mãe teria entregue a criança a Roberta junto com os documentos, em Santa Catarina. Marcelo não teria viajado até o outro estado, mas intermediado a conversa entre as duas partes.

Segundo a advogada, a mãe teria dito que estava em “cenário de vulnerabilidade, em ambiente tóxico”, quando conversou com o casal de São Paulo.

A retirada do garoto de Santa Catarina foi feita por Roberta e com o carro pessoal. As placas do veículo teriam sido adulteradas na saída do estado, segundo a polícia. A defesa dela, no entanto, afirmou desconhecer a informação.

No fim de semana, Roberta e o marido decidiram procurar a advogada, que disse ter orientado os dois a procurar o Fórum do Tatuapé e entregar o menino. O caso já estava repercutindo em todo o país.

Marcelo acompanhou Roberta até o fórum. Os dois estavam com o bebê dentro de um carro, na Zona Leste da capital, na segunda (8), quando foram abordados pela PM e detidos em flagrante por suspeita de tráfico de pessoas.

O que diz a defesa de Marcelo
Em coletiva de imprensa na terça (9), a defesa de Marcelo afirmou que ele conheceu a mãe do menino há dois anos, quando tinha o interesse em adotar uma criança, mas não soube dizer se seria um grupo em algum aplicativo de mensagens ou em redes sociais.

Segundo as advogadas Laryssa Nartis e Katharine Grimza, na época, Marcelo foi procurado pela mãe da criança, que tinha o interesse em “doar” o filho. No entanto, recentemente, ela teria entrado em contato novamente com ele e alegou que estava passando por problemas.

Marcelo teria indicado Roberta e o marido à mãe do bebê, e o casal passou a tratar sobre a adoção.

Compartilhe

Deixe um comentário