Procura por serviços online em cartórios de MT cresce 134% durante a pandemia


No mês de julho deste ano, foram feitos 29.310 atos de forma eletrônica, entre eles certidões de nascimentos, casamentos, óbitos, escrituras de compra e venda, procurações, registros e protestos. Cuiabá
José Medeiros
A procura por serviços online de cartórios em Mato Grosso registrou um aumento de 134% nas solicitações em julho de 2020, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Os números são da Central Eletrônica de Integração e Informações dos Serviços Notariais e Registrais do Estado de Mato Grosso (CEI), plataforma que reúne todos os 261 Cartórios do Estado, e é administrada pela Associação de Notários e Registradores do Estado do Mato Grosso (Anoreg/MT)
No mês de julho deste ano, foram feitos 29.310 atos de forma eletrônica, entre eles certidões de nascimentos, casamentos, óbitos, escrituras de compra e venda, procurações, registros e protestos.
No mesmo período do ano passado, o total de atos foi de 12.451. Na comparação de março a julho de 2020 – período que abrange a pandemia do novo coronavírus no Brasil –, foram registradas 96.212 solicitações. Durante os mesmos meses, em 2019, o número foi de 51.797, o equivalente ao crescimento de 85%.
Segundo a presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT), Velenice Dias de Almeida e Lima, o aumento pode estar ligado ao isolamento social, mas também é resultado de uma sociedade cada vez mais tecnológica e da divulgação da ferramenta, que incrementou sua utilização no meio do agronegócio.
De acordo com ele, as pessoas estão cada vez mais se adequando às tecnologias e às facilidades proporcionadas por serviços que podem ser feitos diretamente de seus computadores, celulares ou tablets.

Compartilhe