Quando olhamos para frente, temos perspectiva econômica mais difícil, diz diretor do BC

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra, disse nesta sexta-feira, 14, que a perspectiva econômica é “mais difícil” quando se olha para frente. Ao avaliar a atividade econômica, ele afirmou que o setor de serviços “está decepcionando”.

“Esta discrepância entre setores parece que vai ser a norma. O setor de serviços claramente terá uma dificuldade maior”, afirmou. Ainda assim, o diretor demonstrou otimismo com o futuro. “Os estímulos e a atuação dos bancos vão ajudar na recuperação.”

Serra avaliou ainda que a recessão no Brasil, em função da pandemia do novo coronavírus, foi induzida pela necessidade de distanciamento social. “Não sei se nós economistas estamos equipados para prever a saída da recessão. Eu tinha bastantes dúvidas sobre como seria essa recessão”, afirmou.

Ao mesmo tempo, Serra qualificou como “sem precedentes” o volume de estímulo fiscal e de crédito no Brasil durante a pandemia. “Acho que o Estado proveu em larga escala o suporte para as pessoas ficarem em casa”, afirmou. “A resposta do crédito bancário nesta crise foi diferente da vista em 2008. E isso ajuda”, acrescentou.

De acordo com Serra, esta dinâmica contracíclica de crédito “dá um otimismo”, o que foi refletido nas comunicações do Comitê de Política Monetária (Copom).

Bruno Serra participou nesta tarde de uma videoconferência organizada pelo Credit Suisse.

Curso gratuito do InfoMoney ensina como lucrar na Bolsa fazendo operações que podem durar poucos minutos ou até segundos: inscreva-se!

The post Quando olhamos para frente, temos perspectiva econômica mais difícil, diz diretor do BC appeared first on InfoMoney.

Compartilhe