Relatório aponta que falha em gerador de usina causou a morte de 500 kg de peixes em Itiquira (MT)


Polícia Ambiental apurou que houve uma mortandade de cerca de 500 quilos de peixes. Cerca de 500 quilos de peixes mortos foram encontrados em rio
Reprodução
O relatório sobre a mortandade de peixes no Rio Corrente, em Itiquira, no sudeste do estado, apontou que houve falha no gerador da usina, o que causou a redução da vazão do rio.
A Polícia Ambiental apurou que houve uma mortandade de cerca de 500 quilos de peixes, na segunda-feira (17).
A usina hidrelétrica Ponte de Pedra reconheceu a falha, mas disse que a situação está normalizada.
No entanto, até essa quarta-feira (19), peixes das espécies curimbatá, tucunaré, três pintas, piraputanga, entre outros, estavam presos porque a vazão do rio ainda está baixa.
Centenas de peixes mortos no Rio Corrente em Itiquira (MT)
Reprodução
O documento aponta ainda que uma das três unidades da usina estava em manutenção e houve o desligamento das outras duas. O gerador de emergência não ligou automaticamente e o procedimento precisou ser feito manualmente. Isso demorou aproximadamente três horas.
O relatório feito pelos policiais ambientais será encaminhado à promotoria e para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).
O Rio Corrente fica na divisa da região sudeste de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul. Ele é afluente do Rio Piquiri, que faz parte da bacia do Rio Paraguai e deságua no Pantanal.

Compartilhe