Sorriso é a primeira cidade do MT a aprovar lei que dá transparência ao mercado imobiliário

A previsão é que a legislação atraia novos projetos imobiliários de grandes players do mercado, o que deve manter o desenvolvimento urbano e econômico da região significativamente aquecido.

A cidade de Sorriso se tornou o primeiro município do estado do Mato Grosso a aprovar uma lei que promove ampla transparência nas informações do mercado imobiliário. A iniciativa deve garantir mais clareza nas transações de bens imóveis, o que, consequentemente, deve criar um diferencial competitivo e atrair a atenção de investidores de todo o país.

As informações disponibilizadas incluirão desde a arrecadação completa do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), valores médios das transações e arrecadação do IPTU ao longo do tempo, até históricos de negociações e tipologia dos imóveis. As informações que serão disponibilizadas englobarão os últimos cinco anos.

De acordo com o vereador Adir Cunico (NOVO) a celeridade recorde com que a proposta foi pensada, apresentada e aprovada – 90 dias – expõe a importância da iniciativa. “A lei vai promover uma administração pública mais transparente e participativa. No entanto, ela deve respeitar, sobretudo, aspectos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). E além de modernizar a gestão, ela vai aproximar ainda mais o sorrisense da realidade do município”, afirma o vereador.

Com a nova lei aprovada, a perspectiva é que as informações promovam um verdadeiro mapa de calor imobiliário, o que pode facilitar a análise e a identificação dos locais de maior demanda dentro do setor na cidade de Sorriso. Ele reforça que a lei representa um salto no desenvolvimento imobiliário.

Segundo o CEO da Foco Negócios Imobiliários, uma das principais imobiliárias atuantes no interior do Mato Grosso, Tiago Borba, que a previsão é que a legislação seja um chamariz e atraia novos projetos e grandes players do mercado – até mesmo de outros estados – que possam contribuir ainda mais para aquecimento constante no desenvolvimento urbano e econômico da região. Ainda para ele, a expectativa, inclusive, é que a iniciativa motive outros municípios do Mato Grosso e de fora do estado a buscarem uma maior transparência e eficiência em seus respectivos mercados imobiliários.

“A nova lei não só fomentará, como também servirá como base para que pequenos construtores e empreendedores tomem decisões cada vez mais assertivas, alinhando oferta com demanda”, finaliza o especialista em negócios imobiliários.

Hamilton Zambiancki
41995297090
hamilton@hmscomunicacao.com.br

Compartilhe

Deixe um comentário