’Voando ou correndo?’: médico viraliza na web ao fantasiar crianças de super-heróis antes de cirurgias

O vídeo postado há três semanas na rede social do otorrinolaringologista Leandro Brandão já tem mais de 549 mil curtidas e quase 15 mil comentários.

Gestos de acolhimento e empatia que visam minimizar a ansiedade das crianças momentos antes de uma cirurgia. É o que mostra o vídeo publicado em uma rede social pelo médico em Divinópolis, Leandro Brandão, e que viralizou nesta semana. Antes de cirurgias, ele veste as crianças de super-heróis para “fazer com que o momento tenso seja o mais leve possível”.

O vídeo postado há três semanas na rede social do otorrinolaringologista (veja acima) já tem mais de 549 mil curtidas e quase 15 mil comentários.

Médico veste pacientes de super-heróis para cirurgias em Divinópolis

Leandro Brandão explicou que a ação é uma forma de diminuir a tensão do momento e oferecer atendimento mais leve e humanizado aos pequenos pacientes e também aos familiares.

“Sempre quis prestar um atendimento mais humanizado, pois o ambiente hospitalar é naturalmente mais frio. A minha intenção é mesmo minimizar esse aspecto para que seja uma experiência mais leve para as crianças e familiares”, explicou o médico.
Embora tenha se destacado recentemente na internet com os vídeos gravados no Hospital Santa Mônica, os gestos de acolhimento acompanham Leandro muito antes de se tonar médico. Isso porque ele já fez parte do grupo “Doutores da Alegria”, cujo objetivo é tornar os ambientes hospitalares mais alegres.

No vídeo que viralizou e que já foi compartilhado por inúmeros perfis, Leandro mostra que o exercício da medicina exige conhecimentos técnicos e científicos, e também uma dose significativa de empatia.

Tudo isso tem encantado os pequenos pacientes e as famílias deles, como no caso da Júlia Carrilho, mãe do Léo, de três anos, que precisou fazer uma cirurgia de retirada de amígdala e adenoide.

“O doutor Leandro conseguiu fazer com que um momento que seria difícil, desafiador e de muita angústia, se tornasse um dia feliz e tranquilo. Eu vejo e revejo o vídeo dele com meu filho várias vezes, porque realmente é um dia que eu gosto de recordar. Foi muito emocionante”, contou Júlia Carrilho.
Passado um mês da cirurgia, ela relembrou outros detalhes que a deixaram encantada com o atendimento do médico.

“É um dia que eu gosto de recordar. Leandro chegou com várias fantasias e disse ao Léo que ele poderia escolher uma delas. Começou ali todo o encantamento. O doutor Leandro falou com ele sobre o procedimento, explicou o que que acontece no bloco, falou em relação à anestesia e depois perguntou se ele queria ir voando ou correndo para o procedimento. Saíram os dois de mãozinhas dadas correndo pelo corredor. Léo nem olhou para trás. Estava seguro, tranquilo e muito feliz. E eu fiquei ali, muito emocionada. Aquela cena me tocou. Mesmo tensa, também estava me sentindo igualmente acolhida de ver o carinho que o Leandro tratava meu filho”, pontuou.

‘É uma atitude louvável’
A forma de atendimento do médico Leandro Brandão transforma o medo das crianças em coragem, como destacou a psicóloga Mariana Santos. Para ela, a atitude aparentemente simples do profissional tem o poder de impactar a vida dessas crianças e famílias.

“Ao serem vestidas com capas e roupas de seus personagens favoritos, essas crianças se sentem empoderadas e mais confiantes. Com certeza é uma atitude louvável e que ajuda a diminuir a ansiedade e o medo que muitas vezes acompanham os pacientes nessa situação. Essa forma de trabalhar também oferece um cuidado emocional, que garante uma experiência positiva em relação ao tratamento médico”, pontuou Mariana Santos.

Compartilhe

Deixe um comentário